TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avanços e retrocessos da educação brasileira

Por:   •  24/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 2

Avanços e retrocessos da educação brasileira

  A educação no Brasil foi inaugurada após meio século do descobrimento, a primeira escola foi criada em 1549 pelos Jesuítas, que controlou o sistema educacional, com exclusividade, por 210 anos. Somente em 1759 é que o Estado intervém no processo, assumindo a responsabilidade pela administração das unidades de ensino. A educação superior iniciou-se, de forma frágil, com a chegada da Família Real, em 1808,  e a primeira universidade só foi criada na década de 1920. Na época do Brasil Colônia todas as regras vinham de Portugal. Com a independência, as normas passaram a ser nacionais e as reformas da educação se sucederam, assim como os avanços e retrocessos.

 Apesar da sua importância, o Brasil investe pouco na educação. Além de aplicado insuficientemente o fazem mal.  Em 2010, segundo o IDEB, cada aluno universitário custa cinco vezes mais do que um estudante da educação básica. E esse mau investimento, embora decrescente ao longo dos anos, gera múltiplas consequências, como o analfabetismo, falta de infraestrutura, a desqualificação profissional e a evasão escolar.

Apesar dos avanços, como a inclusão de pessoas nas escolas, 27% dos brasileiros ainda não sabem ler, nem escrever e muitos mal conhecem o significado das palavras, de acordo com o IBOPE. A desvalorização do professor da rede pública que recebe pouco e não tem muitas oportunidades de qualificação. E a falta de recursos, a ausência de planejamento e uma gestão deficiente agravam mais a qualidade do ensino. Outra notícia preocupante é a de que o índice de estudantes que concluíram o curso superior é muito baixo.

Ainda existem muitos desafios, principalmente relacionados com as desigualdades regionais quanto à disponibilidade de infraestrutura adequada, mas ouve melhorias como mostra um relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que desde a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Brasil reduziu em 64% a evasão escolar de crianças e adolescentes no ensino fundamental. Embora o país tenha um longo caminho a percorrer é evidente a evolução do sistema educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com