TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINCANDO COM PALAVRAS NOVAS

Por:   •  1/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3
  1. TEMA: BRINCANDO COM PALAVRAS NOVAS

  1. JUSTIFICATIVA

Levando em conta a necessidade de aprimorar e compartilhar ideias e experiências entre os alunos e professores elaborou-se tal projeto; que será desenvolvido com as crianças de 4 a 5 anos. As crianças irão interagir e buscar novos conhecimentos através da leitura e da escrita das palavras conhecidas por elas, que a partir daí sugere-se novos desafios e com a pratica, compreender e valorizar cada vez mais a importância da leitura e do manuseio de livros desde a educação infantil. Este tema foi escolhido, pois sabemos que a leitura é a base primordial na educação dos alunos, tendo como efeito produtivo na construção do conhecimento de mundo, formando assim cidadãos críticos e capazes de resolver situações-problemas que poderão enfrentar em seu cotidiano.

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA

Os alunos poderão ter dificuldades de compreensão de leitura e escrita de palavras novas.

  1. PÚBLICO ALVO

Alunos da Educação Básica da Educação Infantil

  1. OBJETIVOS
  • Desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através do brincar.
  • Registrar as diferentes formas de brincar com as palavras ilustrativas.
  • Desenvolver a comunicação e a expressão através de jogos e brincadeiras ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo.
  • Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

Hoje, as influências teóricas e contextuais avançaram nas formas de pensar e fazer a educação das crianças de zero a seis anos. As contribuições de Piaget, Emília Ferreiro, Vygotsky, Wallon, entre outros, assim como experiências concretas na realidade brasileira, permitem uma perspectiva em que se priorizam na Educação Infantil as bases primeiras de formação para cidadania, percebendo-se a criança como um ser humano pleno. Os primeiros anos de vida são de extrema importância para a formação do ser humano, tendo em vista a concepção da criança como um indivíduo em sua totalidade. Este fato torna cada vez mais evidente a preocupação que se deve ter com a criança de zero a seis anos de idade.

A teoria de  Piaget para a prática da educação infantil merece destaque porque alguns princípios básicos que a orientam e enfocam a importância da ação, o simbolismo, a atividade de grupo, a integração das áreas do conhecimento, tem como eixo central as atividades.

Portanto, é importante a efetivação de um projeto de Educação Infantil que represente uma tendência pedagógica criativa, com fundamentação psico-sócio-cultural, cuja meta básica favoreça e valorize as diferenças existentes entre as crianças, estimulando a todas, sem distinções, no que se refere ao seu desenvolvimento pleno, a construção de sua sociabilidade e de seu próprio conhecimento, de forma prazerosa e criativa, dando importância à necessidade do lúdico e do jogo, tal característica da faixa etária em questão.

  1. RECURSO METODOLOGICO

O trabalho será desenvolvido mediante a rodas de conversas, confecção da faixa de apresentação do projeto, pesquisa em família, apresentação de vídeos relacionados aos brinquedos, brincadeiras e cantigas de roda (folclóricos) que compõem as letras musicais com legenda e, nesse instante mesmo as crianças participarão das brincadeiras cantadas, confecção de jogos envolvendo a matemática e a leitura (dominó, quebra-cabeça, caça palavras...), pesquisas em revistas, recortes, colagens, pinturas, dramatizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com