TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRA NA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

Por:   •  7/12/2022  •  Monografia  •  10.364 Palavras (42 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 42

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ALINE MARIANO SHIRAICHI

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRA NA INFÂNCIA:
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

SUZANO - SP

2022

UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ALINE MARIANO SHIRAICHI

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA:
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

[pic 2]

SUZANO - SP

2022

FICHA CATALOGRÁFICA

[pic 3]

RESUMO

Jogos e brincadeiras são os principais meios de ensino, não somente as crianças, pois podem despertar relações intelectuais, construir conhecimentos, desenvolvendo curiosidades, motricidade, sociabilidade e criativ idade. Por intermédio do brincar a criança tem capacidades importantes como imaginação, atenção, concentração.

Desde muito cedo os brinquedos e brincadeiras são inserida na vida da criança e esta interação é muito importante, propicia um maior desenvolvimento delas. Desta forma, este artigo propõe a verificação dos referenciais teóricos a cerca do tema jogo, brinquedo e brincadeiras na educação, além de pesquisar relevante destes temas na educação.

Ao brincar, as crianças têm a oportunidade de criar e testar, o que contribui para o seu desenvolvimento, uma vez que elas aprendem a lidar com sucesso e frustrações, estabelecem relações sensório-motoras, socioemocionais e motricidade; e desenvolvem noções sobre competitividade, cooperação, respeito e solidariedade.

No cotidiano das crianças, os jogos e brincadeiras estão presentes, sendo atividades livres, onde o aprendizado acontece por meio das interações com outras crianças e com tudo o que há a sua volta.

Nessa pesquisa, podemos observar também, sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais em jogos e brincadeiras em ambiente escolar, e o quanto a formações de docentes com essa consciência é importante, para que tenhamos uma sociedade inclusiva e afetiva com o direito do outro.

Palavras-chave: Brincadeiras, infância, jogos, inclusiva.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

COMERCIALIZAÇÃO DE BRINQUEDOS        7

BRINQUEDOS COM DIVERSOS MATERIAIS        8

COMPREENDER O JOGO        9

BRINQUEDOS X BRINCADEIRAS X JOGOS        10

TEORIA DE JOGOS NA CONCEPÇÃO DE ALGUNS AUTORES        

JEAN WILLIAM FRITZ PIAGET        12

HENRI PAUL HYACINTHE WALLON        15

LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY        17

DESENVOLVIMENTO COM BRINCAR NA ESCOLA        19

PROJETO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL        21

2. MÉTODO

DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR MEIO DO BRINCAR        23

JOGOS E EDUCAÇÃO        26

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL        28

CLASSIFICAÇÃO DE JOGOS E BRINQUEDOS        30

BRINQUEDOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES ARTESANAIS        33

JOGOS POR MEIO INCLUSIVO        34

        

3. ANÁLISE E DISCUSSÃO         37        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        39        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        40        

        

  1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho poderemos observar que brincando a criança cria suas relações com o mundo, desenvolvendo assim a socialização. O brincar, além de trazer a alegria e divertimento, desenvolve a criatividade, a força, a estabilidade emocional, a estimulação, a motivação, a concentração, enfim, desenvolve o lado cognitivo da criança.

Ao brincar, têm a oportunidade de criar e testar, o que contribui para o desenvolvimento infantil, uma vez que elas aprendem a lidar com sucesso e frustrações, estabelecem relações sensório-motoras, socioemocionais e motricidade; e desenvolvem noções sobre competitividade, cooperação, respeito e solidariedade.

A brincadeira ainda é muito vista como diversão, brinquedos educativos, ou pedagogicos pode além de divertir, a criança está aprendendo a se concentrar, ter atenção, seguir regras.

Piaget (1978) a atividade lúdica é o principal meio de ensino das atividades intelectuais da criança. Não somente usadas para entretê-las ou gastar energia, mas sim para enriquecer o desenvolvimento intelectual. Ele ainda afirma,

“O jogo e op brincar, sob as suas duas formas essenciais de exercicio sensório-motor e de simbolismo, proporciona uma assimilação da real é atividade própria fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o ral em função das necessidas múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça ás crianças um material conveniente, a fim de que, jogando e brincando, elas cheguem a assimilar as realidades, intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil. “(PIAGET 1976, P. 160)

Vygotsky (1998) é um dos principais que acreditava que ensinar brincando, além de ser uma atividade criadora, na qual imaginação, realidade e fantasia interagem para a produção de interação com outros sujeitos.

Usaremos metodos que utilizam dos sentidos, do saber e da imaginação da criança, com uso de brinquedos pedagogico, educativos, reciclaveis e entre outros. Observaremos o modo em que a criança se comporta em cada uma das atividades planejadas.

  1. CAPÍTULO I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. COMERCIALIZAÇÃO DE BRINQUEDO

No Brasil, os brinquedos eram confeccionados os brinquedos em casa, artesanalmente, ateliês, até o fim do século XIX. Após a Revolução Industrial, no ínicio do século XX, os brinquedos sairam dos ateliês, que normalmente eram feitas com materiais, como madeira e pano, passaram a ter outros tipos de materiais e formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.6 Kb)   pdf (308.4 Kb)   docx (489.3 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com