TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco Mundial

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

Fórum 1: Por recomendação do Banco Mundial a escola não pode perder tempo. O tempo na escola pode ser comparado a produtividade de uma empresa com foco em produtos e não em processos. Como você percebe esta questão? O que na escola é considerado “perda de tempo”? A “perda de tempo” pode ser considerada perda de Aprendizagem? 

R: É muito amplo a questão de perda de tempo, pois alguns profissionais olham somente o lado negativo e outros vão estar relacionando o conhecimento vinculado aos resultados escolares com um todo, vendo pelo lado positivo está “perda de tempo”. Segundo o autor  Sampaio a escola deve ser considerada produtiva e avaliada de acordo com sua produtividade como resultados escolares. Não perder tempo comparando a escola com um mercado, como ele cita tempo é dinheiro.

Mas a questão é que cada aluno terá um grau de dificuldade, nem todos irão seguir um ordem de conhecimentos passados pelo professor uns irão assimilar mais rápidos que os outros. O texto mostra que a “perda de tempo” é entrada e saída dos alunos, o recreio, as aulas de educação física, de artes, de leitura, de musica, tudo é perda de tempo quando o aluno não atingiu seus objetivos pedagógicos. A perda de tempo não é perda de aprendizagem pois cada aluno vai estar aprendendo no seu ritmo, lógico que alguns terão que ser mais estimulados pelos professores para acompanhar a turma e não ficar para trás dos conteúdos. Mas é importante a hora de lazer como as demais disciplinas com artes, musica e educação física pois esta relacionado com os demais processos de aprendizagens por exemplo a educação física terá um papel importante na coordenação motora, equilíbrio e habilidades que poderá estar ajudando nas demais disciplinas.

Fórum 2: A escola integral pode resolver os problemas da educação do Brasil? Aumentar o tempo na escola aumenta automaticamente o tempo para aprender? Como o espaço escolar de uma escola integral deve ser estruturado para atender a criança em tempo integral? Como a escola de tempo integral deve ser estruturada para aumentar a qualidade de ensino? 

R: A escola integral ajudara resolver problemas na qualidade de educação tanto quanto no desenvolvimento do país. Segundo o autor Moura a educação integral poderá ser vista como organização de currículo integrando os conhecimentos interdisciplinares, experiências e conhecimentos diversos, visando que não existe somente um espaço e nem um único modo de ensinar e aprender.

A escola em tempo integral é estruturada em organização curricular, elaboração de um projeto político pedagógico, e de uma gestão. Para aumentar a qualidade de ensino os saberes curriculares tem importância fundamental para o desenvolvimento educacional. A escola em período integral normalmente é visto para que os pais precisam trabalhar o dia todo e não conseguem dar suporte aos filhos para serem bem sucedidos nos estudos, mas a escola terá que ter um apoio pedagógico e orientação educacional e uma boa estrutura na escola para oferecer está escola integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com