TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios da Educação Multimídia

Artigo: Benefícios da Educação Multimídia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Artigo  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Multimídia pode ser entendida como a combinação de dois ou mais recursos de texto, imagem, áudio, vídeo e animação utilizada para apresentar os mais diversos tipos de informações.

Os conteúdos multimídia estão associados normalmente a um computador que inclui suportes para grandes volumes de dados (som, fotografia, vídeo, animação, gráficos, textos e hiperlinks).

A multimídia está sendo utilizada atualmente de muitas maneiras e em várias áreas como nos negócios e industrias, entretenimento, comunicação, e na educação.

Na educação a multimídia facilita o ensino/aprendizagem do aluno, auxiliando a tornar a aprendizagem mais excitante e relevante, através da combinação de alguns dos seus recurso. Prendendo a sua atenção, consequentemente ficam concentrados, tem mais interesse pela aula, e acabam interagindo mais. Logo a multimídia se torna uma ferramenta indispensável no auxílio do processo de ensino-aprendizagem.

Como benefícios, proporciona a oportunidade de interação dos usuários com a informação; auxiliar a esclarecer pontos mais complexos através da implementação de diferentes elementos de mídia e melhorar a retenção da informação.

Cada vez mais instrutores, professores e facilitadores estão utilizando a multimídia para mediar as suas ações de ensino-aprendizagem. A multimídia dá a estes profissionais acesso instantâneo a uma variedade de recursos tais como slides, vídeos, trilhas sonoras, animações e até planejamento de lições.

Ela pode ser utilizada como um recurso, já que quando associadas elas oferecem um leque de opções, recursos esses que devem estimular o interesse do discente, diferentemente do ensino aonde o professor fala e os seus alunos ficam escutando.

Há três maneiras de estimulo, são eles de forma multissensorial, mais de um sentido, como olhos e ouvidos, o professor monta uma aula onde utiliza o recurso de figura e a mesma se move com som. Estimular com uma aprendizagem de forma multiincidental podendo se voltar ao conteúdo várias vezes para melhor fixação do conteúdo e estimula de forma que proporciona um estímulo multifonte, ou seja com várias opções de recursos podendo ser imagem, hyperlink, CD, DVD, filmes, simulações, entre outros.

Então podemos perceber que quando associadas as tecnologias, são ferramentas indispensáveis na educação, pois apresentam avanços expressivos no processo de ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com