TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINCO PROBLEMAS ENFRETADOS NO AMBIENTE ESCOLAR E SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

IDERC[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]



Nos dias atuais são enfrentados inúmeros problemas no âmbito escolar. Com o avanço tecnológico, os professores percebem melhor as descobertas e buscam conhecimentos, metodologias e estratégias para melhorar o ensino.

Hoje a educação busca professores atualizados e competentes para enfrentar e resolver os diferentes problemas que acontecem no ambiente escolar.

  1. Desrespeito

É no seio familiar que a criança a prende os primeiros hábitos, costumes e aprendizados para iniciar uma socialização. Como sendo o primeiro grupo que a criança participa, é dever da família orientar como os filhos devem se comportar e não depositar toda responsabilidade na Instituição Escolar. O desrespeito não se dá apenas de aluno para aluno, mas também atinge o professor (a).

      Soluções:

Solicitar a presença dos pais para conversar sobre o problema, pois cabe aos pais impor limites no lar para que dêem continuidade na vida social, escolar, clube, etc.

  1. Bullying

O Bullying sempre existiu, porém hoje o tema está sendo bem discutido, passando a ser mais conhecido e lógico acontecendo com mais freqüência na escola.

       Soluções:

A interferência do professor é fundamental, pois se ele não tomar alguma atitude, o caso pode se agravar. O professor deve intervir para ajudar ou proteger o aluno mais fraco, encaminhando o agressor à orientação escolar, para tomar as medidas cabíveis. Conversar com o aluno agressor ajudando-o a melhorar sua auto-estima, pois com certeza esse aluno precisa de ajuda.

Trabalhar o tema Bullying por meio de projetos, leituras e discussão entre professores e alunos.

  1. Transtorno ou distúrbio do déficit de atenção e hiperatividade

Os alunos com TDAH são muitas vezes elétricos e costumam contagiar a classe, outros são quietos e pouco participativos por ter dificuldade de concentração, o professor  não pode trabalhar sozinho, mas precisa da ajuda de um especialista.

       Soluções:

  • Encaminhá-lo para uma avaliação neuropsicológica.
  • Obter mais informações sobre o problema.
  • Diálogo constante com os pais.
  • Dividir as tarefas do dia em partes para que ele possa cumprir.
  • Designar tarefas como: ajudar o professor na sala de aula. Para que ele se sinta importante.
  • Orientá-lo repetindo várias vezes, olhando no olho, o que ele deverá fazer e perguntá-lo se ele entendeu.
  • Elogiá-lo sempre que conquistar algo.
  1. Discriminação Racial

A discriminação racial a cada dia se faz mais presente nas escolas, pois uma minoria que as vezes não tem um entendimento sobre o que é discriminar, e porque, muitas vezes o aluno não é bem tratado no lar pelos pais. Então podemos dizer que o preconceito, a discriminação, está presente na sociedade e no dia a dia das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com