TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUINDO OLHARES A PARTIR DOS FUNDAMENTOS

Por:   •  13/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

CONSTRUINDO OLHARES A PARTIR DOS FUNDAMENTOS

Ao analisarmos as imagens e o vídeo podemos observar uma crítica ao modelo de educação “robotizada”, onde não há espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico e muito menos do pensamento reflexivo. Fazendo assim, com que o aluno seja educado para aceitar e apenas obedecer, não podendo sequer questionar a realidade.

A charge sobre o Ensino Básico e o Ensino Superior apresenta a escola como se fosse uma fábrica, onde um dos aspectos críticos é a atribuição da escola como um sistema que não oferece possibilidades e nem oportunidades, sendo representado desse modo, como uma máquina que determina um “tal pai, tal filho” onde o filho é o espelho de seu pai, onde a divisão da sociedade é feita em categorias distintas, porém a realidade não é essa, pois nos dias atuais nas escolas não existem mais essa definição. Os alunos tem acesso a inúmeras oportunidades de ensino independentes de suas classes sociais.

No vídeo, também é feita uma crítica ao sistema de ensino, onde podemos refletir as diferenças dos métodos utilizados pelos professores daquela época e dos dias de hoje. É mostrado o aluno sendo maltratado pelo professor, sendo até humilhado, tendo os sentimentos expostos para toda a classe. Nessa época, estimulavam-se as crianças com vigor e competição, elas eram friamente manipuladas e não podiam de maneira nenhuma expressar seus sentimentos e opiniões, eram praticamente “robôs” dentro da sala de aula. Não havia espaço para os fracos, e se algum aluno apresentasse dificuldades, algum tipo de problema emocional, físico ou psicológico, simplesmente era deixado de lado.

Já nos dias atuais em que vivemos, essas práticas que reprimiam os alunos foi exclusa, pois se praticam as melhores maneiras pedagógicas em sala de aula, para os alunos se sentirem bem e expressarem seus sentimentos. Existem escolas que disponibilizam uma equipe para ajudar aquele aluno que apresenta algum tipo de dificuldade em busca de uma melhora e uma recuperação do mesmo.

O ideal seria que houvesse um equilíbrio e respeito entre alunos e professores e um ensino humanizado, sem violência e robotização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com