TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO HISTÓRICO DA QUESTÃO SOCIAL

Trabalho Escolar: CONTEXTO HISTÓRICO DA QUESTÃO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

GILMAR ALVES QUEIROZ

CONTEXTO HISTÓRICO DA QUESTÃO SOCIAL

ITABUNA – BA

2013

GILMAR ALVES QUEIROZ

CONTEXTO HISTÓRICO DA QUESTÃO SOCIAL

Portfólio individual apresentado ao Sistema de Ensino Presencial Conectado da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), como requisito avaliação interdisciplinar.

Professores: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rosane Malvezzi.

ITABUNA - BA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................

2 CONTEXTO HISTÓRICO DA QUESTÃO SOCIAL..................................................

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................

REFERÊNCIAS.............................................................................................................. 03

04

08

09

1 INTRODUÇÃO

Entender como a Questão Social interferiu no surgimento do Serviço Social no Brasil foi o principal objetivo desta pesquisa, que além disso, pretende ainda fazer um paralelo das mudanças ocorridas nas formas de manifestação do passado para o presente.

As questões sociais sempre foram um marco na vida em sociedade. No passado seu surgimento aconteceu em meio as lutas de classe entre trabalhadores e os burgueses donos de indústrias que em meio a ambição do enriquecimento cada vez maior, impunham aos operários condições subumanas de trabalho e moradias.

Atualmente as questões sociais ganharam novos contornos, uma vez que abrange a sociedade como um todo: violência, políticas públicas, exploração social, corrupção, entre outros. Já não se faz necessário pertencer a um sindicato, ou grupo para se manifestar, ir as ruas e lutar por seus direitos. A internet e as redes sociais tornaram-se uma espécie de “palanque político” onde basta uma pessoa expressar sua opinião para que logo este fato se torne uma verdadeira bandeira de luta, como aconteceu, recentemente com as manifestações contra o aumento das passagens de coletivo.

2 CONTEXTO HISTÓRICO DA QUESTÃO SOCIAL

A Questão Social sempre foi a principal norteadora dos problemas que deram origem ao assistencialismo social no Brasil. Foi também a principal consequencia para o surgimento da profissão de Serviço Social, em uma época em que havia um grande antagonismo na relaçao capital/trabalho. Dessa relação conflitante o resultado sempre foram as desigualdades sociais e ainda nos dias atuais separa a sociedade entre ricos e pobres e entre pobres e miseráveis.

Apesar de o assistencialismo da Igreja Católica sempre ter existido, foram nas décadas de 1920, 1930 e 1940 que ocorream o grande áice que fez surgir e sedimentou a craiação oficial da primeira escola de Serviço Social no Brasil. Este acontecimento coincidiu com dois grandes fatos: a Segunda Guerra Mundial (Europa) e o periodo do Estado Novo ((Brasil), em meio a esse complexo, surgiu a profissionalização e o desenvolvimento do serviço social. E esse desenvolvimento delimita um largo ciclo da econômia internacional sob a liderança do setor industrial.

Quando foi criado, o princiapl objetivo foi contribuir para a estruturação de uma ordem social econômica e politica, identificando os obstáculos da realidade social, as possibilidades e limites do trabalho profissional, insurgir contra os problemas das injusticas, que afetavam os desprotegidos.

Segundo Iamamoto (2008, p.91) os serviços sociais são uma expressão concreta dos dfireitos sociais do cidadão.

São serviços a que têm direito todos os membros da sociedade na qualidade de cidadãos, mas são serviços que vem suprir as necessidades daqueles cujo rendimento é insuficiente para ter acesso ao padrão médio de vida do cidadão.

Com tudo, é possivel analizar neste contexto que, os serviços são efetivamente dirigidos a esses cidadãos, e por eles consumidos frequentemente.

Teoricamente as expressões mais contundentes desta época de criação do serviço social foram as lutas de classe, quando a minoria dos operários das indústrias passaram a ter sérios problemas de direitos sociais, fazendo com que o Estado implementasse uma série de políticas sociais que não só protegesse como também mantivessem os operários nos postos de trabalho, garantindo a produção.

Por outro lado as precárias condições de moradias nos centros urbanos fizeram com que a Igreja Católica passasse a desenvolver a assistência social aos mendigos, idosos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com