TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA - Trabalho de Conclusão de Curso II

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Trabalho de Conclusão de Curso II

   

Brasília DF

2013


Projeto de Pesquisa

Tema

O lúdico no ensino fundamental é o tema a ser tratado na pesquisa da disciplina Trabalho de conclusão de curso II na Universidade Anhanguera. Piaget (1984, p. 44), ao tratar do assunto define o lúdico como conjunto linguístico que funciona dentro de um contexto social; constitui de um objeto simbólico que designa também um fenômeno e possui um sistema de regras.

A pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica a respeito do tema, para elencar o lúdico, classificá-lo e representar a real importância. Segundo Pedro (2004) “a pesquisa bibliográfica vale-se de materiais que ainda não receberam um tratamento analítico ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com o objetivo da pesquisa”

Justificativa

Estamos sempre aprendendo desde a morte onde aprendemos a lidar com as adversidades do tempo o momento ou no nascimento onde aprendemos a respirar. Essa aprendizagem se dá por meio de troca, de investigação ou apropriação de conhecimento e a essa ação chamamos de ensino.

Segundo Sneyders (1996, p.36) educar é ir em direção a alegria, e as atividades lúdicas permitem uma aprendizagem com entretenimento, diversão e lazer. Por isso, na educação infantil, se faz necessário a compreensão do significado e importância de atividades lúdicas com o objetivo de os professores utilizarem o lúdico.

Problema

Se faz necessário pesquisar e conceituar o lúdico como método educacional para demonstrar a real importância do mesmo no desenvolvimento infantil. Segundo o PCN (parâmetros curriculares nacionais) o ensino atual apresenta dificuldades como salas lotadas, alunos com dificuldade de aprendizagem e desmotivados para o ensino, tais dificuldades levam aos professores utilizarem de diferentes metodologias como o lúdico.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Refletir sobre a importância das atividades lúdicas na educação infantil.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Oportunizar ao educador a compreensão do significado e da importância das atividades lúdicas na educação infantil;

Fazer com que o educador insira o brincar em seus projetos educativos;

Fazer compreender a relação existente entre o desenvolvimento e a aprendizagem infantil;

Metodologia

Para a professora Márcia Rita Trindade Leite Malheiros (2010), a pesquisa bibliográfica levanta o conhecimento disponível na área, possibilitando que o pesquisador conheça as teorias produzidas, analisando-as e avaliando sua contribuição para compreender ou explicar o seu problema objeto de investigação. Com isto posto este trabalho tem como metodologia a pesquisa bibliográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com