TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TÉCNICO

Por:   •  10/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Curso: Técnico em Secretaria Escolar

Disciplina: Orientação da Prática Profissional II – OPP II

Professor Presencial: Valdeir Santos

Professor a Distância:  Mª Angélica Dórea

Data: 08/11 /2015     Polo: Ilhéus      Turma: única

Aluno(a): Gilvânia Mara Vilas Boas Almeida

A contabilidade, a administração de materiais, a estatística aplicada e a redação de arquivos na educação escolar.

A contabilidade de uma forma geral aplica-se as mais diversas situações e organizações. O que não é diferente quando falamos de escolas, ou gestão escolar, que no caso, engloba tanto o ensino público quanto privado. Sendo a escola uma organização que movimenta recursos materiais, financeiros e humanos, óbvia será a necessidade de um sistema contábil organizado para nortear todo esse aparato funcional .As aplicações do sistema contábil nas escolas não fogem demasiadamente da estrutura padrão, apenas ocorre à adaptação dentro das informações geradas pelas instituições de ensino. Basicamente o modelo contábil é o mesmo, ficando margem para poucos ajustes operacionais.
          Dessa forma, a contabilidade estruturada, bem gerida, irá proporcionar reais condições para um modelo de gestão adequado as escolas, visto que essa tem papel fundamental na formação do cidadão. Fica comprovado mais uma vez que a contabilidade tem papel social pleno na construção de uma sociedade

A contabilidade está ligada aos princípios das manifestações humanas de necessidade social, com o intuito de proteger a posse e perpetuar e interpretar os fatos ocorridos com o objetivo material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. A organização do homem e o acúmulo de valores estimularam à necessidade de registrar suas posses e serviços. A escola tem o papel não só de formar cidadãos, mas também fornecer aos alunos os ensinamentos que eles precisam para viver e trabalhar, bem como guiá-los para a vida sempre se atentando para a evolução do mundo. 

Curso: Técnico em Secretaria Escolar

Disciplina: Orientação da Prática Profissional II – OPP II

Professor Presencial: Valdeir Santos

Professor a Distância:  Mª Angélica Dórea

Data: 08/11 /2015     Polo: Ilhéus      Turma: única

Aluno(a): Gilvânia Mara Vilas Boas Almeida

[pic 2]

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentada pela Lei nº 11.494/2007 e pelo decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de valorização do magistério- Fundef que vigorou de 1998 à 2006.

Apesar dos sistemas de avaliações serem um avanço no país, infelizmente o resultado ainda não é nem de longe o mais esperado. Ainda há uma grande facilidade e consequente prática de maquiagem dos resultados. Primeiro que a própria escola faz a aplicação das avaliações nas suas dependências e ao mesmo tempo é pressionada a gerar resultados pelos órgãos superiores. Percebe-se situações em que a escola aplica as avaliações somente aos alunos com alto desempenho, outras no dia da aplicação preparam o alunos inclusive indicando as respostas; além de que, o outro fator gerador da nota é a calculado a partir dos dados sobre aprovação escola, aí a coisa piora, pois muito dessas notas não são resultado de nenhum tipo de avaliações, mas de participação em eventos, plantação de árvores e até doação materiais diversos.

Incentivar a continuidade dos profissionais é outra questão central. Uma equipe estável consegue adaptar as propostas à sua realidade e pode fazer um planejamento a longo prazo. Conscientizar o professor de que a reprovação não é sinônimo de boa educação. As aprovações devem acontecer, mas com qualidade. Além do plano de carreira e do estatuto do servidor, o município estimula a graduação dos professores por meio de parcerias com universidades da região e da Plataforma Freire, do MEC. Ainda é muito lamentável a situação da Educação Brasileira. Precisamos melhorar e muito no quesito qualidade, incentivo, recursos, formação, salários dignos, etc. A situação em Ilhéus é cada vez mais caótica! Esses índices servem somente para apenas constatarmos que continuamos na UTI do ensino, mesmo com toda a boa vontade dos professores que, deixando bem claro, muitas vezes atuam na área porque amam sua profissão.

[pic 3]

Curso: Técnico em Secretaria Escolar

Disciplina: Orientação da Prática Profissional II – OPP II

Professor Presencial: Valdeir Santos

Professor a Distância:  Mª Angélica Dórea

Data: 08/11 /2015     Polo: Ilhéus      Turma: única

Aluno(a): Gilvânia Mara Vilas Boas Almeida

Administrar sob um enfoque mais técnico nada mais é que o processo racional de manutenção de controle sobre um grupo, uma situação ou organização de forma que garanta os melhores resultados, ou seja, é o processo de controle, exercido por alguém, o administrador sobre um grupo de pessoas e suas tarefas visando a alcançar determinado objetivo. Na escola, está associada ao fortalecimento da ideia de democratização do processo pedagógico, entendida como a participação de todos nas decisões e na implementação de tudo o que foi decidido. Dessa forma, gerir é algo mais que administrar. Corresponde a um sentido mais amplo da administração, que requer a superação de vícios administrativos, como a centralização de poder e de ações, além do compromisso com processos decisórios participativos.  A gestão é caracterizada pelo reconhecimento de importância da participação efetiva e consciente das pessoas envolvidas nos processos decisórios em todas as instâncias do seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (175 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com