TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização

Por:   •  31/5/2015  •  Ensaio  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

CARACTERIZAÇÃO – 1º SEMESTRE/2015

O grupo é composto atualmente por 20 alunos, porém com capacidade para 25 alunos. Estão divididos em 10 crianças do período integral e 10 do período da manhã. Destes 8 meninos e 12 meninas, nascidos entre 7/7/2012 e 24/5/2013. Metade do grupo já frequentava esta unidade escolar desde o ano passado, sendo assim, tivemos um período de adaptação gradativo e relativamente tranquilo. A maioria das crianças chorava apenas no momento de separação da família para entrarem na sala e ao receberem algum tipo de acalanto se acalmavam. As que necessitavam de aumento progressivo do período de permanência na unidade, os pais se disponibilizaram em busca-los em horários diferenciados. Apenas uma destas crianças permanece em processo de adaptação.

Na grande maioria as crianças são tranquilas, interagem bem com os adultos e com as outras crianças. Algo que observei e me deixou bastante intrigada, é que as crianças se mostraram pouco participativas nos momentos de roda de historia e de musica, mas demonstram interesses por estes momentos, mantendo um bom período de atenção e concentração. O que o grupo demonstra apreciar são os momentos de interagiram com os adultos ou com as outras crianças através da utilização de brinquedos que temos em sala de aula ou de uso coletivo da unidade escolar. Por isso procuramos proporcionar a utilização destes brinquedos em diferentes espaços. O parque parece ser o momento que as crianças demonstram maior interesse em interagir ou explorar o espaço, se divertindo com os colegas ou sozinhos.

As crianças utilizam-se de gestos e pequenas palavras para se expressarem ou comunicarem algum ocorrido. Poucas crianças utilizam frases com clarezas. As rodas de música, história e as conversas individualizam principalmente nos momentos de brincadeiras, onde exploramos a criação e a imaginação.

Os conflitos acontecem geralmente através de disputas por brinquedos, sendo que as mordidas são pouco frequentes, ocorrendo arranhões e empurrões com mais frequência. Sempre conversamos pontualmente com as crianças, retomando os combinados e orientando para que não ocorram novamente esses fatos.

A maioria das crianças faz uso de fralda, pois temos apenas três crianças que utilizam o banheiro com auxílio dos adultos. As crianças demonstram maior autonomia nos momentos de alimentação, principalmente as que já frequentavam a creche. As crianças que aceitam com maior frequência os alimentos oferecidos recusam apenas a salada, porém as frutas oferecidas como sobremesa são aceitas pela maioria do grupo. Algumas crianças recusam o café da manhã e o almoço, porem temos conversado com as famílias de maneira pontual e já observamos avanços nestes momentos. Alguns temos que oferecer a alimentação de forma individual, como forma de incentivo e maior aceitação dos alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com