TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização da Instituição de Ensino

Artigo: Caracterização da Instituição de Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

2. Caracterização da Instituição de Ensino

A observação é uma importante etapa do curso de pedagogia,pois aprendermos com os outros professores a sanar ou diminuir algumas questões ou questões ou duvidas existentes no cotidiano do pedagogo.

O centro de Educação Ávila Góis,tem como entidade mantenedora,C.E.A.G representada pela senhora Maria Dascemare de Góis Leite,competente para contratar e dispensar todo o quadro de pessoal e está autorizado a funcionar através da portaria numero 038 /2001,da secretaria de Educação do estado da Bahia,publicado no Diário oficial de 05/12/2001.A instituição fica situada na rua dos Perdoes numero 10 Barbalho –Salvador-Bahia.Do maternal ao 5 ano do ensino fundamental.

O C.E.A.G,possui seis salas de aula,um pequeno parque,biblioteca ,3 banheiros a diretoria e uma cantina.

Na sala de aula pude observar que o conhecimento tem presença garantida em tudo que é realizado. Apesar de o método utilizado ser o tradicional, nota-se que a escola tem uma enorme preocupação com o aprendizado e desenvolvimento dos alunos.Por isso,há um consenso de que o desenvolvimento de um pais está condicionado a qualidade da sua educação.A noção de aprender a partir do conhecimento do sujeito de ensinar a partir de palavras e temas geradores,a educação como ato de conhecimento e transformação social são alguns dos legados da educação.

Faz-se necessário, pedagogos empenhados numa educação seja voltada para a realidade de cada um dos nossos educandos.

3. Fundamentação Teórica

O trabalho pedagógico na educação infantil é a principal forma de condução do desenvolvimento de habilidades que compõem o processo educativo. Torna-se cada vez mais necessária a compreensão da evolução das capacidades que perpassam para que se alcance o objetivo final.

“Tem sido bastante saudado o ingresso do atendimento à criança pequena no âmbito da educação, expresso tanto na nossa nova constituição promulgada em 1988, como no Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA.”

Portanto, torna-se necessário um maior aprofundamento neste contexto para que as instituições de ensino correspondam às expectativas que foram depositadas com esta iniciativa.

No entanto, a busca da identidade da educação infantil é um passo inovador para garantia dos direitos das crianças, pois esse tem como umas das ancoras que é o enriquecimento e ampliamento do repertório de conhecimento que já possuem à partir das vivencias ocorridas no seu dia a dia e parte desse que vem do ambiente cultural que é inserido.

Para tanto, para que se alcance os objetivos assegurados em lei para a Educação Infantil, torna-se necessário que a instituição realize pequenas ações que possibilitem a sua concretização, tais como: o direito a brincar, que estejam sempre limpas e seguras com espaços amplos e que propiciem o contato com a natureza, aconchegantes alegres e estimulantes, bem equipadas inclusive com brinquedos adequados, variados e em quantidade suficiente que ofereçam boa alimentação, arejadas e bem iluminadas e com uma boa proposta pedagógica.

Para Elfy, na Educação Infantil o cuidar e o educar são indissociáveis, não tem como separar essas duas coisas. Porque esses dois temas atendem uma demanda, uma faixa etária de 0 a 6 anos, onde as crianças estão se estruturando enquanto indivíduos e enquanto cidadãos; está começando a exercer a sua autonomia. Neste momento, quando o educador está cuidando ao mesmo tempo ele está educando. O cuidar e o educar, estão nas coisas mais simples da rotina pedagógica da Educação Infantil.

Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), a Educação Infantil é dividida em creche e pré-escola sendo a diferença entre ambas unicamente em termos da idade atendida (creche para crianças de 0 a 3 anos pré-escola para de 4 a 6 anos).

Logo, se faz necessário compreender a Educação Infantil não como um espaço em que as crianças vão ser apenas cuidadas para que seus pais possam trabalhar, mas compreender que no cuidar há um ato educador e que jamais se dissociam. Quanto ao desenvolvimento intelectual dessas crianças, há uma gama de conhecimentos históricos trazidos pelos educandos através de suas vivencias e o meio social em que vivem e esses devem ser usados como ponto de partida para desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com