TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comente a importância da formação e valorização do professor no contexto educacional atual

Por:   •  17/7/2017  •  Artigo  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  1.517 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

Este trabalho destaca a importância dos profissionais da Educação, a qual não depende apenas da educação escolar, mas da conjuntura do sistema educacional em si, ao processo de formação. É de suma importância que se problematize a realidade da função docente para que se tenha mais eficiência e eficácia no processo de formação dos educadores, a qual o prepara a um processo contínuo de (re) construção do saber e do fazer teórico- prática e relacionar sua prática à esfera, política, econômica, social e cultural no setor escolar. A valorização do professor é essencial para melhorar a Educação no Brasil e estimular a crescer profissionalmente, investir em condições de trabalhos dignos, recursos tecnológicos e fatores como falta de segurança, baixa remuneração. Estes contribuem para que a educação seja desvalorizada, caindo em total descrédito o Sistema educacional brasileiro. Portanto, para mudar esta realidade primeiramente é preciso investir na formação e valorização, e no Plano de Carreira destes profissionais.

Palavra- chave:

Educação; Formação; Valorização; professor.

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará a importância da formação e valorização do professor no contexto educacional atual. Este define sua importância através da formação e da valorização dos docentes empenhados ater uma boa qualificação para o mercado de trabalho educacional, mas que eles também possam ser valorizados. Este objetiva descrever algumas características e princípios essenciais para a educação no processo de formação e valorização dos educadores deste setor, justificando-se que estes precisam ter mais atenção por parte da sociedade e do governo, entretanto, este fora desenvolvido através de pesquisa de campo, como apoio e ferramenta para desenvolver suas principais fontes como instrumento de trabalho.

Comente a importância da formação e valorização do professor no contexto educacional atual.

Neste contexto quando fala-se no termo formação observa-se que este opera-se a uma significação abrangente, ou seja, reporta-se a um processo inerente a condição humana e ao mesmo tempo, a uma dimensão de um fazer inicial e continuado, ao longo da vivência. Entretanto, a definição de diretrizes para a formação profissional de professores não depende apenas da educação escolar, mas da conjuntura do sistema educacional em si, ao processo de formação.

De acordo com ( Veiga, 2002,p.86):

A relação entre formação inicial e continuada, significa integrar, no próprio currículo da formação inicial, professores já atuantes, que desde logo se tornam agentes da formação dos futuros docentes. A formação inicial de fornecer ao futuro professor uma sólida bagagem nos âmbitos científico, cultural, social, pedagógico para o exercício profissional, ao passo que a continuada se centra nas diversidades e situações vividas pelos docentes.

Em se tratando deste fator em questão na atualidade, vale ressaltar que este é um fato de grande importância para a Educação atual. Em vista ao processo de formação, este problematiza-se por princípios e parâmetros procedimentais, seguidos e sequenciados, que alinha trajetórias pessoais e profissionais.

Neste proceder o artigo da LDB:

Art.63- Os institutos superiores de educação manterão: I- cursos formadores de profissionais para a educação básica, inclusive o curso Normal Superior, destinado à formação de docentes para Educação Infantil e para as primeiras séries do ensino fundamental; II- programas de educação de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação básica; III- programas de educação continuada para os profissionais de educação dos diversos níveis.

Pois o setor educacional atual “exige” que os profissionais sejam bem qualificados para exercer suas funções de modo a corresponder com as necessidades do modelo educacional vigente e este deve ter uma formação ampla e centrada de natureza específica. Para que este não seja apenas um repetidor de conhecimentos e também não seja um mero transmissor de informação, mas que seja um expect em conhecimentos sociais, culturais, em que o mesmo seja consciente de que esteja transmitindo um conhecimento de qualidade aos seus receptores. O educador que se quer hoje é aquele que pensa e age pedagogicamente atribuindo significados às coisas, ao mundo e à vida, através do ensino seja qual for sua modalidade, visando sempre a qualidade do proceder no ensinar.

Pois, aprender a ação de ensinar requer envolvimento de capacidade cognitiva, tecnológica, estética, técnica, filosófica e profissional. Por isso é de suma importância que se problematize a realidade da função docente para que se tenha mais eficiência e eficácia no processo de formação dos educadores, a qual o prepara a um processo contínuo de (re) construção do saber e do fazer teórico- prática e relacionar sua prática a esfera, política, econômica, social e cultural no setor escolar.

Segundo Kuenzer:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com