TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Desenvolve-se os ensinos das ciências

Por:   •  17/11/2017  •  Dissertação  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Como desenvolve-se o ensino das ciências

Analisando em uma perspectiva histórica a evolução das concepções curriculares referante ao ensino das ciências, vê-se que diversas marcas -tanto nacionais quanto mundiais- nos trouxeram à este nível que vivenciamos hoje e um exemplo dessas mudanças é o ocorrido após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 5.692, promulgada em 1971, quando as disciplinas científicas foram afetadas, porque passaram a ser lecionadas de modo a formar discentes de forma profissionalizante, descaracterizando sua função no currículo.

Observando o tema acima comentado, Myrian faz a seguinte afirmação "Assumindo que o objetivo dos cursos é basicamente transmitir informação, ao professor cabe apresentar a matéria de forma atualizada e organizada, facilitando a aquisição de conhecimentos.", texto que pode ser colocado em paralelo com a teoria do Sistema Observante, criada por Von Forster, relativa objetivamente à forma como o professor ver seus alunos e como ele se coloca diante destes, de maneira que tente fazer com que esses absorvam o contepúdo apresentado como preferire, contanto que absorvam.

Desenvolvendo-se a partir da forma como devem ser aplicadas as aulas, sobretudo as referentes às Ciências é de interessante importância que o professor sirva-se de aulas práticas sendo motivador da aprendizagem e levando ao desenvolvimento de técnicas que auxiliam, principalmente, a fixação sobre fenômenos e fatos, todavia, faltam permissões ao próprio docente de criar uma "liberdade" que não limite suas atividades a exposições, cópias de textos os leituras.

O texto acrescenta também a relação entre professores e alunos, com base em um papel de autoritarismo, quando apenas o professor fala e assim só este tam razão, explicitando que se “aluno constrói seu próprio conhecimento” o professor deve abdicar de sua função como orientador de aprendizado, citação pouco possível na prática tendo em vista que os professores têm total papel de mudança na vida de diversos alunos (exemplos que podem ser vistos no documentário Nunca me Sonharam).

Torna-se, assim, um enorme risco de perder-se os objetivos maiores que tem o ensino, sobretudo o das Ciências, no quesito da aquisição de conhecimento científico, porque seguindo como está os alunos não tornam-se adequadamente formados, tendo em vista que são "orientados" por profesores que enfrentam - nas escolas - problemas de sobrecarga, de falta de recursos e ordens que devem seguir sem saber "porque" nem "pra que". De forma que a -tão sonhada- democratização do estado, torna-se vista como é, inexistente.

Referências Bibliográficas

KRASILCHIK. Myriam. REFORMAS E REALIDADE: o caso do ensino das ciências. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf. Acesso em: 20 de setembro. 2017.

MARIA CÂNDIDA MORAES. A aula como expressão de convivência e transformação. Disponível em <http://www.tendencias21.net/ciclo/A-AULA-COMO-EXPRESSAO-DE-CONVIVENCIA-E-TRANSFORMACAO_a33.html. Acesso em: 20 de setembro. 2017.

NUNCA ME SONHARAM. Direção: Cacau Rhoden, Produção: Maria Farinha Filmes. Brasil. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com