TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Privada se Ensino Infantil, Fundamental I e II Educandário Nossa Senhora de Fátima

Por:   •  19/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.826 Palavras (12 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 12

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  1. Identificação da escola

Escola Privada se Ensino Infantil, Fundamental I e II Educandário Nossa Senhora de Fátima

Rua: Jacob Frantz,290 Centro

São João do Rio do Peixe-PB

CEP: 58910-000

Telefone: (83) 998558585

 Análise Crítica do Ambiente Físico         

A escola está localizada bem no centro da cidade, a qual facilita bastante acesso dos alunos, que costumam chegar a pé, de bicicleta, e moto, e aos que residem em outras cidades vizinhas chegam em transportes escolares, tais como: vam e ônibus escolar.

O espaço físico está adequada a proposta pedagógica, pois a mesma possui dois andares 13 salas de aulas amplas e climatizadas, onde funciona o ensino fundamental I e II no piso superior, um corredor e dois banheiros, e no piso inferior fica as sala de ensino infantil, diretoria, sala dos professores, biblioteca, laboratório de informática, um pátio coberto e amplo e o almoxarifado, não possui cozinha, apenas uma pequena cantina, tudo muito limpo e organizado.

 A relação de alunos matriculados na escola corresponde a capacidade do espaço disponível, e no que diz respeito ao número de aluno em sala de aula do ensino fundamental I e II, a mesma respeita rigorosamente às leis de diretrizes e base da educação (LDB), que permite no máximo 35 alunos em cada sala de aula. No pátio e nos corredores os alunos circulam tranquilamente, pois são espaço bem amplos e arejados, a biblioteca, e o laboratório de informática apesar de possuir espaço suficiente para o que é destinado, utilizam métodos de revezamento de turmas, apenas por questões de organização, más sem deixar de permitir a interação e a socialização de uns com os outros. O mesmo acontece com todas as outra dependências, tudo em ordem e funcionando tranquilamente sem nenhum tumulto.      Quanto a sala ambiente a escola não disponibiliza.

                                                                                                       

        A biblioteca possui uma grande variedade de livros, por esse motivo é frequentada diariamente por alunos e todo corpo docente, que desenvolve por meio da leitura atividades correspondentes aos conteúdos apresentados em sala de aula, o laboratório de informática é um dos mais frequentados, tanto pelos alunos, quanto por professores, pois é nesse ambiente em que são realizadas pesquisas em sites para realização de diversas atividades, o qual tem facilitado efetivamente o conhecimento e o aperfeiçoamento nas disciplinas curriculares, entre outros, e consequentemente atingindo assim um bom êxito no trabalho realizado pelos professores. Pelo que pude observar, os espaços são bem utilizado possibilitando as interações sociais e culturais O pátio e bem estruturado e adaptado para a realização das aulas de educação física, utilizado também para apresentação de vários trabalhos pedagógicos, recreação e até mesmo pela comunidade em geral para realizações de palestras, encontros e etc. E quando a escola precisa de um espaço maior para realização de jogos ou um outro evento, a escola busca os espaços públicos, favorecendo mais ainda a interação da escola com a comunidade.                                                                                                                                  Seus objetivos são alcançados, pois é grande o número de alunos que estudaram na escola serem aprovados no ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e ingressarem em universidades públicas, e também privadas, e ao ver no dia a dia o interesse que os alunos tem de frequentar as aulas, o respeito mútuo que existe entre escola, alunos e família, é uma certeza que está no caminho certo.                

 A escola é uma das mais requisitada na região por oferecer uma ótima qualidade de ensino, mais fica a desejar no que se refere ao espaço (área) que é insuficiente para a construção de uma quadra poliesportiva, talvez esse seja o único ponto negativo que pude observar, pois a mesma   desenvolve um trabalho exemplar no incentivo aos esportes, no decorrer do ano letivo são desenvolvidos vários projetos esportivos, os quais envolve alunos e a comunidade em geral.  Por esse motivo não poderia deixar de elogiar a gestão por conseguir manter a escola no topo das melhores da região, e a todo corpo docente pelo o esforço, dedicação e compromisso com seu trabalho.

  1. Características da gestão escolar                                                                        
  1. Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?

Foi de muita importância, pois todos puderam refletir, opinar e avaliar as reais necessidades da escola em diversos segmento, e o mais importante houve a participação de todos os profissionais da educação, pais de alunos e alguns membros da comunidade em geral na elaboração da proposta pedagógica, e do regimento escolar.                                                                                                               A escola não conta com um conselho de escola instituído, ficando assim definida toda a elaboração, planejamento e ações financeiras direcionadas a equipe gestora em conjunto com assessoria contábil na prestação de contas e serviços prestados a instituição.                                                                        Existe um conselho de classe como órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, fundamentado no projeto político pedagógico da escola e no regimento escolar. E o espaço em que professores, equipe pedagógica e direção se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo do ensino e aprendizagem dos estudantes. Na escola o conselho de classe é organizado em três momentos:

Pré-Conselho: levantamento de dados do processo de ensino e disponibilização aos conselheiros (professores) para análise comparativa do desempenho dos estudantes, das observações, dos encaminhamentos didático-metodológicos realizados e outros, de forma a dar agilidade ao conselho de classe, são um espaço de diagnóstico.

Conselho de Classe: momento em que todos os envolvidos no processo se posicionam frente ao diagnóstico e definem em conjunto as proposições que favoreçam a aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (682.4 Kb)   docx (555.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com