TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Ser um Gestor

Por:   •  27/3/2016  •  Resenha  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Compreender gestão como um processo que envolve varias ações, como diagnóstico, tomada de decisão, definição de objetivos, encaminhamentos e avaliação para retomada de rumo. Gestão envolve toda a comunidade que faz parte do espaço no qual se propõe a ação e pelo processo necessário, não de maneira isolada, mas é necessário que haja planejamento.

A gestão educacional vai além da gestão escolar, e inter-relaciona todos os componentes de uma política de educação, envolvendo os sistemas de ensino, a direção, as diretrizes educacionais e os projetos político pedagógicos das escolas.

Concebemos a educação, a concepção de sociedade, a atuação dos professores e a consciência de que aluno queremos formar interferem no estilo de gestão que conduz a escola.

As características são a versão mais conservadora, burocrática; sistema rígido de regras e normas; objetivos da instituição não são tão importante, o foco de trabalho é a regulação, o cumprimento exato do regime imposto; a parte de metas de qualidade total, tendo como foco de trabalho a gestão empresarial; a ênfase do trabalho na divisão das tarefas no espaço escolar; o diretor escolar como a figura de maior importância no contexto educacional, centralizando o poder, trabalhando num contexto hierarquizado e falta de preocupação com as relações humanas que se dão nos espaços escolares; dialogo é baseado no cumprimento das regras.

Autogestionária é um estilo que se baseia na coletividade, tendo como pressupostos os princípios da criação do grupo e a própria regulação, não adere a nenhum tipo de regulação, norma, regra ou burocratização.

Tipo de gestão: incentivar o exercício da coletividade, provendo a autogestão da instituição; as decisões são tomadas em assembléias e reuniões, sempre tendo como indicativo a decisão da coletividade; as funções são alternadas por meio de eleição e não destaca a figura individual de cada pessoa, mas sim o coletivo e sua auto-organização; aposta na responsabilidade coletiva e da importância para a relação interpessoal e menos para as tarefas da instituição de ensino.

No tipo de gestão Interpretativa dispensa qualquer tipo de estudo mais aprofundado sobre normas, regras, organização e funcionamento; atende o contexto escolar se constrói da relação e do acontecimento diário, não sendo uma realidade dada, pronta e acabada; enfatiza a interpretação da situação e ignora o aspecto objetivo, valor e o aspecto humano e não a estrutura formal a Scola.

Democrático-participativa baseia na participação de todos e na responsabilidade coletiva, tendo como eixo a interação da direção e o envolvimento de todos os componentes da instituição de ensino.

A gestão democrático-participativa, visto que ela é hoje uma das mais abordadas e executadas nos espaços escolares.

Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político pedagógico da escola, participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes.

A autonomia para que de fato a gestão democrático-participativa se concretize nos espaços escolares, não basta apenas se indicada pela legislação pertinente e preciso que percebam e sejam responsáveis pelo processo.

Autonomia é uma condição construída por vários integrantes da comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com