TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como deve ser desenvolvida estas práxis?

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Há por parte desses professores uma reorganização da própria prática a partir da reflexão sobre o que foi desenvolvido?

Como deve ser desenvolvida estas práxis?

Vamos refletir?

Tendo em vista a minha opinião, o trabalho de um professor é constituído por prática e ação, de modo que a prática resulta do currículo a ser seguido, e a ação apresenta a reflexão do professor em relação à prática agregada a seus conhecimentos e seus estudos. A partir disso a “práxis” vem através do processo de reflexão-ação-reflexão pois o professor deixa de ser um mero objeto de investigação e se torna o próprio sujeito da investigação, não se limitando apenas a generalizações dos conteúdos abordados pelos alunos, mas tornando-se o agente de mudanças, capaz de com seu senso crítico adaptar o método conforme a situação da comunidade. E são eles, os educadores, os sujeitos principais dessa mudança, já que ao desenvolverem uma atividade reflexiva sobre a própria prática, estará pesquisando o próprio trabalho a fim de torná-lo de melhor qualidade.

 Um dos problemas que dificultam essa postura de práxis é a comodidade com que a maioria dos professores reproduzem suas práticas, repetindo ações, que há muito tempo são realizadas em sala e que contraria um paradigma critico, cuja finalidade é a utilização de métodos plurais e reflexivos como forma de compreender a realidade. É preciso que os professores ultrapassem essas barreiras, mostrando motivação e se esforçando na busca de um diálogo pedagógico que priorize o aprender de forma mais rica, a fim de enriquecer ainda mais o processo de ensino aprendizagem de seus alunos, de modo que não fiquem se baseando em apenas  apostilas, mas que tenham um leque maior de conhecimento.

Na escola em que estou realizando meu estágio (educação infantil) percebi que tem professores que realizam o processo de ação-reflexão-ação, pois sempre apresentam formas e materiais complementares de atividades, buscando por novos conteúdos de ensino, priorizando aqueles alunos que apresentavam alguma dificuldade. Ao longo dessa minha experiencia, percebi que quando o professor exerce sua função com amor e dedicação os alunos têm um rendimento bom e tem mais comprometimento.

O professor é um grande profissional, mesmo com todas as dificuldades e muitas vezes com pouca saúde emocional e até física é capaz de transformar crianças em grandes adultos, conscientes do seu papel na sociedade. A práxis está presente na vida do professor que se propõe a assumir uma postura crítico-reflexivo a respeito de suas próprias experiências, fazendo uma leitura de mundo que beneficie as propostas de atividades que tenham a prática como ponto de partida e de chegada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (344.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com