TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como estela toda criança é especial

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

DELIMARA PENA BARCELOS

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM III

CARIACICA – ES

2014

  1. Resenha do filme: Como Estrelas na Terra Toda Criança é Especial

O filme Como Estrelas na Terra Toda Criança é Especial, conta a história de um menino chamada Ishaan Awathi, que enfrenta dificuldades relacionadas à leitura, escrita e como forma de desviar o foco do seu problema se trona uma criança sem regras e nas aulas se transportava para um mundo de imaginação, onde letras e números ganhavam vida. Os professores consideravam o menino um caso perdido, desinteressado no aprendizado que só queria saber de brincar. Os docentes não conseguiam compreende-lo tão pouco ajudá-lo, deixando cada vez mais isolado dentro da própria sala de aula. Com inúmeras reclamações e ponto de reprovar novamente no 3ª ano seus pais após uma reunião na escola decidiram coloca-lo em um colégio interno. Isso provocou no menino um imenso desespero que foi em vão. No colégio interno o ensino era ainda mais rígidos professores tradicionalistas, onde a regra era prepara-los para um mundo competitivo que só os fortes sobrevivem, com isso utilizavam métodos de palmatórias, muitas vezes utilizado no Ishaan, fazendo o menino cada vez mais sentir-se inferiorizado, a ponto de não conversar, nem se quer sorrir.

A escola recebeu um professor de artes temporário Senhor Ram, que era muito divertido, inovador, com uma forma muita peculiar de enriquecer suas aulas, trazia música, teatro, danças , envolvendo cada vez mais os alunos. Porém como trabalhava em uma Instituição para crianças especiais, observou, que  Ishaan não interagia. Tentou se aproximar do menino sem muito êxito, então se aproximou do colega que dividia a carteira com Ishaan para saber um pouco mais sobre sua história e ficou sabendo que ele não conseguia ler nem escrever direito. Retirou do armário da sala dos professores os cadernos de Ishaan, e constatou que as dificuldades em trocas de letras, números escritos do lado oposto era mais do que desinteresse, era dislexia. Procurou os pais Ishaan, conversou com eles, o pai mesmo meio resistente a concordar que o filho tinha essa dificuldade, no decorrer da conversa e com os detalhes que o professor abordava, os pais entenderam em meio à preocupação e o preconceito em imaginar que Ishaan era deficiente. Neste momento o professor abriu um caderno no qual o menino desenhou o dia da sua partida para o colégio interno, ficando maravilhado com a genialidade do menino para artes. Ram se interessou pelo caso do menino, propondo junto a direção da escola a ajuda-lo a ler e escrever. A forma que Ram demonstrou interesse para o aluno foi o ponto chave de segurança e apoio, quando em sua aula ele menciona vários nomes de pessoa que fazem parte de nossa história que tinham dificuldades na leitura e escrita, porém tinham imensa genialidade em outras áreas. O professor sabia que Ishaan tinha algumas limitações, mas também sabia que tinha um imenso dom criativo omitido. O professor propõe aos alunos que façam em uma aula de campo fora da sala um objeto que eles admiravam e o Ishaan fez um avião que andava sobre a agua. Todos os colegas e o professor ficaram maravilhados.

Ram, usou vários métodos apara ensinar o menino, como escrever em areia, usar massa de modelar, escrever com o dedo no braço para que pudesse compreender o lado correto, junto com a confiança, o respeito do professor o Ishaan conseguiu desenvolver suas habilidades de leitura e escrita e com arte demonstrar o e desenvolvimento de expressão, comunicação  e ludicidade. Com um concurso de desenho onde todos do colégio participaram o professor conseguiu demonstrar que todos temos habilidades e fragilidades que necessitam ser trabalhadas, como exemplo dos professores que se demonstraram péssimos desenhistas, pois não tinham esta habilidade, o contrario aconteceu com Ishaan que afirmou perante todos os membros da escola que tinha uma genialidade para arte do desenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com