TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como podemos aproveitar os fatos vivos, histórias passadas em diretrizes efetivas para a prática pedagógica ajustada e futura

Seminário: Como podemos aproveitar os fatos vivos, histórias passadas em diretrizes efetivas para a prática pedagógica ajustada e futura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Seminário  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1

Aluna (o): ANDERSON DOS SANTOS PEREIRA

Pólo: BELFORD ROXO

Matrícula: 13212080269

Entrega AD1 – 24/02/2015

INTRODUÇÃO

O professor é um agente de memória e como tal é capaz de realizar interações e intercâmbios entre linguagens, espaços, tempos e conhecimentos, porém suas reflexões estão muito relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, desconsiderando, por vezes, o próprio processo de aprendizagem na profissão.

O olhar sobre a experiência passada era considerado algo não científico e ultrapassado, a memória individual e social não era considerada. A partir da década de 80 investigações sobre as histórias de vida de professores, autobiografias, representações e os memoriais passaram a ser compreendidos não só como um instrumento de investigação, mas também importante aliado à formação desse profissional.

Nesse sentido e para provocar a reflexão perguntamos: Como podemos aproveitar esses fatos vividos, histórias passadas em orientações efetivas para uma prática pedagógica ajustada e futura? Para responder a esse questionamento, propomos, então, as 3 seguintes atividades:

1ª Questão:

Remexa o seu “baú de memórias escolares” e descreva duas (2) práticas profissionais de antigos professores (as) em salas de aulas que revelem uma (1) Pedagogia Não crítica e uma (1) outra, Progressista ou Crítica. (4,0 pts)

A- Prática pedagógica Não crítica (2,0 pts)

R: As lembranças que tenho de minha época de escola, referentes à Prática Pedagógica Não Crítica, onde sua composição é feita pelo tradicionalismo era o uso de cartilhas como material didático e os castigos impostos pela professora. Lembro-me que após ditados de palavras a professora chamava os alunos em sua mesa para corrigir e a cada palavra errada, tinha-se que fazer copias repetidas da mesma palavra.

B- Prática pedagógica Progressista ou Crítica (2,0 pts)

R: Como exemplos de prática pedagógica progressista lembro-me do Ensino Fundamental onde no 8º ano, professores de Geografia, História e Literatura fizeram um projeto chamado “Meu bairro”, foi muito legal, os professores eram apenas mediadores nos trabalhos, foi uma grande apresentação com dança, teatro, etc. A culminância foi aberta ao público.Uma outra recordação desta mesma época, foi em uma avaliação bimestral, onde na Disciplina de Artes a professora ao invés de nos avaliar com testes ou provas, propôs uma pintura em tela em grupo, com tinta óleo, paleta, e telas. Depois foi marcado uma espécie de galeria de artes na escola que foi aberta a toda comunidade escolar.

2ª Questão:

Aponte uma (1) característica básica de cada prática pedagógica descrita por você acima (letras A e B). (2,0 pts)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com