TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências profissionais, Educação Inclusiva, Avaliação e currículo

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.379 Palavras (18 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO Pindamonhangaba

CURSO:Pedagogia

Disciplinas norteadoras: Competências profissionais, Educação Inclusiva, Avaliação e currículo, Multimeios aplicados à educação.

SUELY APARECIDA DA SILVA MATIAS NOGUEIRA

RA: 2661141456

ANA CLÁUDIA COSTA RIBEIRO

RA: 2662267877

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: Mara Lúcia Pereira

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................2

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA....................................................................4

PLANO DE TRABALHO DOCENTE............................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................18

INTRODUÇÃO

A alfabetização é um mecanismo que inicia muito antes da entrada da criança na escola, onde ela é submetida a um instrumento formal de aprendizagem da leitura e da escrita, aprendendo a conhecer. Elas aprendem a usar o alfabeto e compreender seu conceito e significado.

A alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever, assim trazendo consequências (políticas, sociais, econômicas, culturais...) para indivíduos e grupos que se utilizam deles.

Nas escolas buscam reduzir mais os índices de reprovações do que os da alfabetização e isso esconde a realidade do aprendiz. É preciso dar mais atenção à formação de cidadãos que saibam ler e escrever para que possa utilizar as praticas sociais no dia a dia. . É neste sentido que letramento se torna importante no processo de aprendizagem, não apenas na a leitura e da escrita, mas também nas áreas do conhecimento que compõem o currículo escolar.

É preciso analisar as práticas pedagógicas diante dos resultados observados com as crianças, sejam positivos ou negativos e principalmente para aqueles que não atinjam o mesmo nível de aprendizagem.

O Educador precisa gostar do que faz e ter anima para o processo de alfabetização, observar as necessidades de todas as crianças, respeitar o seu tempo, trocar o método de ensino se for necessário e tentar sempre fazer o melhor para ela aprender. Lembrando que cada criança aprende no seu tempo e de formas diferente. Podendo utilizar métodos através do visual, auditivo e sinestésico e assim mudando conforme a necessidade da criança.

Hoje as tecnologias digitais e a internet têm influenciado na área educacional. Com a utilização da tecnologia (computador, TV multimídia, rádio ou internet) as crianças tem a possibilidade de desenvolver suas potencialidades, tanto cognitivas, como estéticas, através das varias maneiras que o educador pode realizar na sala de aula. Negar e desconhecer as ferramentas que a tecnologia traz para o ensino hoje é retroceder no tempo. Ela traz para a educação uma melhoria, facilitando no processo de ensino e aprendizagem, criando métodos e técnica que facilitam o aprender e o ensinar educacional. A internet no futuro será responsável por uma grande revolução no sistema de ensino, pois cada dia, ela possibilita mais a interação do individuo com o mundo virtual (imagens, sons e palavras ao mesmo tempo e uma comunicação em tempo real com pessoas do mundo inteiro).

“Alfabetização e letramento são processos distintos, com bases cognitivas e linguísticas específicas, mas na aprendizagem inicial da língua escrita, eles devem ser contemporâneos: a criança se alfabetiza num contexto de letramento, e se letra ao mesmo tempo se alfabetizando.”

Magda Soares

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Utilizando o tema “zoológico” e métodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com