TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computador na Educação

Por:   •  8/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ASSOCIADA COM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS

SUMÁRIO:

  1. Introdução        04
  2. Objetivos Gerais        05
  3. Objetivos Específicos        06
  4. Justificativa        07
  5.  Metodologia        08
  6.  Cronograma        09
  7. Considerações Finais        10
  8.  Referências Bibliográficas        11

1 – INTRODUÇÃO

Devido o aumento da tecnologia vem ocorrendo uma grande concorrência em sala deixa o professor em desvantagem na busca da atenção do aluno. O campo tecnológico está enriquecido de informações educativas pouco utilizadas e, outras não educativas e mais atraentes para os jovens que os leva a utilizarem apenas como entretenimento, prejudicando o seu interesse no processo educativo. A escola pode reverter este quadro, se aliando ao computador como um recurso didático, orientando e estimulando os jovens e adultos a usá-lo em suas pesquisas educativas, contribuindo com um conhecimento mais amplo do aluno.

Através da Internet, o aluno tem a possibilidade de conhecer o mundo e as culturas de todos os países. Neste sentido, o professor pode se associar do computador para o ensino-aprendizagem, e podendo envolver outras disciplinas trabalhando a questão da interdisciplinaridade com mais êxito.

Para que o aluno desenvolva a sua capacidade crítica dos conteúdos encontrados na Internet, é preciso que o professor oriente de forma a utilizar esse recurso em benefício do seu conhecimento científico. Mais do que ensinar, o professor precisa ajudar o aluno a perceber o que é bom para sua formação e o que pode não ser bom. Portanto, esta pesquisa pretende fundamentar-se em autores com esta visão, identificando assim os benefícios que os jovens e adultos possam ter, contribuindo na sua formação educativa se associando deste recurso que pode ser transformado em didático.  

2 - OBJETIVOS GERAIS

  • Conhecer os benefícios que jovens e adultos possam adquirir, associando os recursos tecnológicos durante a sua formação educativa, obtendo assim uma visão crítica e mais ampla em relação ao mundo.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conceituar as vantagens que os jovens e adultos poderá obter nas pesquisas educacionais através da Internet;

  • Identificar através de pesquisas bibliográficas os pensamentos de autores que nos ajudam a esclarecer esta idéia;

  • Analisar a contribuição do computador como recurso didático na Educação de Jovens e Adultos.

4 - JUSTIFICATIVA

Com o crescente desenvolvimento e utilização das tecnologias modernas em todos os setores da sociedade, novas exigências são colocadas nas atividades cotidianas das pessoas, que passaram a serem mediadas por instrumentos eletrônicos, exigindo assim, uma nova forma de relacionamento com a escrita.

O computador pode tornar-se presença importante na escola, principalmente na Educação de Jovens e Adultos, como forma de democratizar o acesso à apropriação do uso desse produto cultural, bem como pela importância que ele, na condição de material didático, poderá ter no aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita, exigências de uma sociedade letrada.

Dessa forma, o que percebemos hoje é a urgente necessidade da escola estar também alfabetizando digitalmente os jovens e adultos para que eles possam estar inseridos na atual sociedade informatizada. O computador estimula a curiosidade, a descoberta de novos interesses, amplia a visualização de textos, ajuda relacionar um conteúdo com outros, e facilita a interação de uma disciplina com a outra, ajudando a desenvolver a interdisciplinaridade. Por esses motivos, acreditamos que bem planejado, orientado e monitorado pelos professores, o uso dos recursos tecnológicos só tem a contribuir na Educação de Jovens e Adultos.

5 - METODOLOGIA

A pesquisa deste estudo será através de uma abordagem qualitativa bibliográfica, levantando os aspectos e conceitos da utilização dos recursos tecnológicos na Educação de Jovens e Adultos. Este projeto fundamenta-se em autores de pensamento simbólico, enfocando o ensino-aprendizagem de Jovens e Adultos interagindo com a sua realidade social.

A apresentação desse projeto será em sala de aula, através de explicação oral auxiliado pelo recurso tecnológico do retroprojetor.

6 - CRONOGRAMA:

                                Mês

Itens

Mai

Jun

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Delimitação do Tema

X

Leitura

X

X

X

X

X

X

Definição Bibliográfica

X

X

X

Elaboração do Projeto

X

X

X

Digitação do Projeto

X

X

X

Revisão Inicial e Final

X

X

Fundamentação Teórica

X

X

X

X

X

Apresentação Inicial e Final

X

X

7 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

A educação deve ser integradora e não mera adaptadora de circunstâncias, nem todas as inovações devem ser incorporadas, os recursos tecnológicos não são a salvação das escolas, entretanto os administradores escolares devem estar atentos para as mudanças culturais que estão ao seu redor para não ficarem defasados diante do atual contexto histórico e social, a cultura digital é resultado de uma mudança histórico-social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com