TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Jogos e Brincadeiras Segundo Peaget Wallon e Gallahue

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.911 Palavras (12 Páginas)  •  1.511 Visualizações

Página 1 de 12

UNICID

Universidade Cidade de São Paulo

Educação de Jogos

e Brincadeiras

(Oficina de Brincadeiras)

São Paulo, 2016

UNICID

Universidade Cidade de São Paulo

Camila Longhini                                      RGM: 16067312

Carina Ap. Soares                                   RGM: 16024109

Evelyn Daiana Cedaro                            RGM: 16537947

Julcineide Messias                                  RGM: 16290691

Maísa Vieira                                            RGM: 16364031

Thaina Cristine Nunes                            RGM: 16393881

Educação de Jogos e Brincadeiras

Prof° Luciene Teixeira Diniz.

Pedagogia/ Licenciatura

Noite- 1E

Este trabalho tem o objetivo de apresentar

os conceitos de Piaget, Gallahue e Wallon

referente a uma oficina de brincadeiras

 realizada pelas alunas que está relacionada ao

 desenvolvimento cognitivo,motor e afetivo,

sob orientação da Prof° Luciene Teixeira Diniz.

São Paulo,2016

Oficina de Brincadeiras

  • Lugar escolhido: Parque do Ibirapuera
  • Brincadeiras Escolhidas:
  • Pega-pega
  • Mímica
  • Morto-vivo
  • Termine a história
  • Faixa etária Escolhida: 6 anos

Índice

Introdução                                                     . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  pág  4

Pega-pega                                                   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .pág 5 e 6

Mímica                                                          . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .pág 7 e 8

Morto-Vivo                                                   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág 9 e10

Termine a História                                      . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág 11

O que é brincadeira segundo Kishimoto  . . . . . . . . . . . . . . . . . . .    pág 12

Que tipo de jogo é para Piaget                . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .   pág 13

Referências                                                  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .pág 14

Introdução

Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma oficina de brincadeiras  segundo a concepções dos autores, Piaget, Gallahue e Wallon. Essa oficina de brincadeiras é propostas para crianças de 6 anos e o objetivo da mesma é ajudar no desenvolvimento infantil da criança, que envolve a afetividade,cognição e parte motora.

Pega-pega

[pic 1]

Piaget

Piaget (1974) mostra explicitamente em suas obras, que os jogos e brincadeiras não são somente para gastar energia da criança, e sim para contribuir com o desenvolvimento intelectual. Além da criança exercitar a parte motora e "gastar as energias", essa brincadeira exige planos estratégicos para que a criança possa "pegar" a outra com maior facilidade ou mais rapidamente.

Gallahue

Segundo Gallahue, uma criança aos 6 anos encontra-se na fase dos movimentos fundamentais, onde desenvolve a sua habilidade motora, que, é essencial e necessária para a realização de atividades com habilidades motoras mais complexas.

O Pega-pega, de acordo com o autor exige a corrida e um movimento com impulso para diversas direções, em que a criança jamais repetirá o mesmo movimento durante a brincadeira. A criança terá que se adaptar às regras da atividade através de vários movimentos similares. Este movimento, para Gallahue é chamado de “movimento aberto” ou “tarefa motora aberta”, que basicamente é aquela utilizada em um ambiente onde mudanças acontecem repentinamente.

Wallon

Para o Wallon (Educar para crescer,2013) a afetividade é um dos aspectos mais importantes na infância, as crianças respondem com mais “inteligência” as determinadas situações, com somente alguns gestos que sejam em relação a elas. A brincadeira do Pega Pega, por exemplo, as crianças podem responder e se imaginar em diversas situações: “... Eu não posso deixar ninguém me pegar, porque não quero ser o “bobinho” da classe! “.

Partindo desse pensamento, a criança que se encontra no 3º estágio ( o personalismo), ela cria uma independência e uma responsabilidade de não querer “ser

o bobinho”, ele usa a sua inteligência de agir rápido, e em seguida sua coordenação motora para “trabalhar” para correr e ele não ser o bobinho.

“ .. Sou o bobinho só dessa vez, não serei mais ...! “

Já nesse pensamento, a criança pega toda a direção para si mesma, ela aprende principalmente a sair de determinas situações, ela usa a afetividade dela e a inteligência para criar situações para “deixar de ser o bobinho”A criança aprende principalmente pela oposição ao outro, pela descoberta do que a distingue de outras pessoas. Como agora está se descobrindo como diferente dos outros, está rompendo com o sincretismo entre ela e os outros. O tipo de afetividade que facilita essas aprendizagens comporta oportunidades variadas de convivência com outras crianças de idades diferentes e aceitação dos comportamentos de negação, lembrando que são recursos de desenvolvimento.

Mimica

[pic 2]

Piaget

O objetivo da brincadeira é ter dois times. Por volta de 6(seis) anos de idade (não necessariamente é preciso seguir a quantidade). Uma das crianças do time adversário vai ao outro time e fala algo que se expressa como palavra-chave, e esse tem que fazer a mimica para o seu time adivinhar. Para Piaget  (Wadsworth, 1996) a mimica é trabalhado o lado cognitivo e assimilação da criança. A criança terá que usar sua inteligência para conduzir a atividade. Para Piaget a assimilação é um processo cognitivo. Quando a criança vive experiências novas, novos atos, novas brincadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (288.6 Kb)   docx (138.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com