TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convivendo Com Crianças de 0 a 6 anos

Por:   •  15/9/2019  •  Resenha  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Convivendo com crianças de 0 a 6 anos.

Criança de 0 a 1 ano e meio.

Do nascimento até o 1 ano e meio de idade a criança necessita da atenção de nos adultos por conta que são muito dependentes de nos, e neste meio tempo deles serem dependentes como podemos saber das necessidades, desejos, sendo que elas nem falaram, neste tópico aprendemos um pouco disso.

Aqui aprendemos que pelas reações corporais, suas expressões e movimentos podemos descobrir algumas coisas que eles querem e também que possam nos orientar e também interagir com eles.

O corpo da criança: a exploração dos sentidos e a construção da motricidade.

Neste tópico aprendemos sobre os sentidos dos bebes e também sobre a construção da motricidade deles. Nos mostra que a janela para o mundo para eles e os sentidos como audição, visão, tato, paladar, aprendemos também que do nascimento até seus 8 meses o corpo dos bebes é muito frágil limitado para certos movimentos, por isso temos que estimularmos eles corporalmente, para que o bebe possa descobrir seu corpo como bebes desta faixa etária.

É essencial todo afeto e troca de carinho, vemos sempre temos que conversar com os bebes, quando deixados em um berço ou colchonete, chão sempre tenham estímulos visuais e sonoros, brinquedos tem que ser de várias formas, texturas, cores, tamanhos.

A fala da criança: a construção da oralidade.

Quando os bebes estão mais desenvolvidos, muitos ainda não falam mas isso não de realizar as atividades propostas, interagir nessa fase e bom por que estimula o conhecimento de si e de outras crianças.

Quando eles são bebes são inseridos em um mundo de sons, assim associando vários sons a situação, lugares, pessoas... estimular o prazer pelos alimentos, os primeiros sons emitidos pelos bebes são vogais e logo depois as consoantes, por isso a conversa entre adulto e bebe é importante para essa sequência de letras se torne palavras.

Não necessidade de nos dirigir aos bebes com diminutivos, por que temos que auxiliar a fala correta, assim melhorando a qualidade da fala. Canções e histórias são de extrema importância para o desenvolvimento oral dessas crianças.

Do nascimento aos 6 meses.

Trabalhar a sensibilidade do bebe, com livros de várias texturas, cores, formas, tamanhos, livros de borrachas para o banho é uma boa escolha.

Dos 6 ao 1 ano.

Nesta faze é bom usar livros de panos, com gravuras grandes, com poucas palavras, livros com sons.

Do 1 aos 2 anos.

Aqui os livros são importantes em forma de casa, animais, objetos. Para se tornar interessante por conta que nessa fase a criança já anda ou engatinha e por isso objetos que possam acompanha-las.

A criança de 1 e meio a 3 anos.

O corpo da criança: movimento e registros.

Incentivar a criança com papeis, giz, lápis, canetinhas, deixar explorar de todas as maneiras e normal a criança usar o corpo na pintura com tinta.

Tudo começa com rabiscos, logo depois se tornam figuras, as vezes várias bolinhas juntas podem virar um cachorro ou buraco, uma mancha vira uma arvora sempre fazer perguntas sobre os desenhos.

A fala da criança: a construção da oralidade.

Do 1 ano e meio até os 3 temos a construção da motricidade, até então a criança já amadureceu sua oralidade. O adulto com o qual a criança convive tem que ter cuidado com sua linguagem ele é o modelo de fala dessa criança, falar, pausadamente, repetir palavras/frases, falar corretamente. Utilizar da fala para organizar situações da rotina, cuidarmos o nosso tom de voz por que as vezes passa uma coisa que não queríamos.

As brincadeiras de faz de conta e as histórias infantis.

Brincadeiras de faz de conta e histórias são muito importantes para sua oralidade tanto para representar acontecimento de suas vidas as vezes vemos que mesmo as crianças estando juntas brincam separado, por conta que cada uma esta brincando no seu faz de conta nesta faixa etária temos uma fase chamada de egocentrismo que quando a criança vê o outro como uma extensão dela mesma por isso muitas vezes vemos uma criança pegando um brinquedo de outra.

A criança de 3 a 6 anos.

Nesta faixa etária a criança já está pronta para realizar desafios mais complexos, se os desafios não forem a altura da necessidade de tal criança pode se tornar violenta, apática, dispersa-se, temos que estar sempre atentos a todas as suas atitudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com