TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronograma para escrita dos itens do pré-projeto

Por:   •  13/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 9

Cronograma para escrita dos itens do pré-projeto

Etapas

Prazo

Seção(ões)

Plataforma

Finalizada

até 18/09 (segunda)

Título, tema da pesquisa e delimitação do tema (1ª versão, a ser enviada pelo formulário do Google)

Google Forms

até 24/09 (domingo)

Revisão de literatura (parte 1), referente a 3 a 4 artigos lidos pela dupla/trio (procure pela seção 6 deste material)

Google Drive

até 01/10 (domingo)

Problema de pesquisa, Objetivo geral e justificativa (esboço)

Google Drive

até 08/10 (segunda)

Revisão de literatura (parte 2), referente a 3 a 4 artigos lidos pela dupla/trio

Google Drive

até 13/10 (sexta)

Metodologia da pesquisa (escreva entre 1 e 2 parágrafos)

Google Drive

até 15/10 (domingo)

Entrega da versão final, em formato doc., após considerações da Prof.ª Karine, para avaliação da P2, no menu Avaliações.

SIGU/UCAM

Calendário acadêmico - módulo 3

Correção da versão final do pré-projeto: 13 a 14/10

Pedido de revisão: 16/10

Correção da revisão: 18/10

Notas SIGU: 20/10

INCLUSÃO ESCOLAR DO SURDO
                                                                                             
Raiane dos Santos Silva[1] 

1 TEMA DA PESQUISA

        Inclusão escolar do surdo

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Os desafios da inclusão de alunos surdos na educação regular

3 PROBLEMA DE PESQUISA

A inclusão de alunos surdos na educação regular é um desafio que envolve diversas questões e desafios, tanto para os estudantes surdos quanto para os educadores e o sistema educacional como um todo.

4 JUSTIFICATIVA

        Atualmente, apesar dos grandes avanços tecnológicos,  a inclusão de alunos surdos na educação é um grande desafio, pois a língua de sinais é a língua nativa da maioria dos surdos, e muitos educadores não estão familiarizados com ela. Isso pode criar barreiras de comunicação significativas entre alunos surdos e seus colegas ou professores. Para superar as barreiras linguísticas, é essencial ter intérpretes de língua de sinais qualificados nas salas de aula. A falta de intérpretes capacitados pode dificultar o acesso do aluno surdo ao currículo e à interação social.
        Abordar os desafios da inclusão de alunos surdos na educação regular é fundamental para promover a igualdade, respeitar a diversidade, melhorar a qualidade da educação e preparar os alunos para um mundo cada vez mais diversificado e inclusivo. É uma questão de direitos humanos e de justiça social que merece atenção e ação contínua.

5 OBJETIVO GERAL

O presente trabalho tem por objetivo analisar os desafios que os professores e alunos enfrentam para inserir um aluno com surdez à educação regular, bem como as práticas inclusivas adequadas para promoção da igualdade de oportunidades, o respeito à diversidade e o desenvolvimento educacional, social e emocional dos alunos surdos.

6 REVISÃO DE LITERATURA [a]

        É fundamental que as instituições educativas ofereçam ambientes inclusivos para alunos surdos. Isso inclui a disponibilidade de intérpretes de língua de sinais, materiais didáticos acessíveis e professores capacitados para atender às necessidades dos alunos surdos. Além disso, é importante promover a educação bilíngue, que envolve o uso da língua de sinais e da língua escrita, para garantir um aprendizado eficaz.

Elevar a qualidade de vida da pessoa surda requer que venhamos a lutar por abertura de espaços na sociedade, nas instituições educativas e nos diferentes âmbitos sociais, há necessidade de afirmamos vivências pedagógicas envolvendo alunos ouvintes ou não, e professores alinhados à práticas inclusivas traçadas a favor da valorização humana.
(FERREIRA, 2023, p. 139).

        Professores capacitados em língua de sinais ou outras formas de comunicação visual podem se comunicar de maneira eficaz com os alunos surdos. Isso é essencial para garantir que os alunos compreendam o conteúdo, possam fazer perguntas e participar ativamente das atividades de sala de aula.

        O conhecimento sobre a importância da língua de sinais na vida do surdo deve ser extenso, visando ganhar fundamento frente aos desafios que são postos tanto para o surdo quanto para os seus familiares e educadores. A aquisição de conhecimentos relacionados a Libras exige intencionalidade no caso da escola, por exemplo, os professores devem ter noção da importância que ela tem para a promoção da inclusão escolar do surdo. Compreender e mediar a prática da língua de sinais na sala de aula pode ser uma forma de ampliação do processo de afirmação social do surdo na instituição escolar.
(FERREIRA, 2023, p. 137).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (152.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com