TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Leitura E Escrita

Casos: Projeto De Leitura E Escrita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente projeto será oferecido para os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santo Antônio, do Município de Conde. A prática de leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a compreender o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobre diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro. Desse modo, a leitura se configura com um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem. Há, entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. A leitura não pode se tornar uma obrigação, porque quando ela se transforma em obrigação, a leitura se resume em um simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, daremos aos alunos o direito de escolher o que quer ler, o que quer reler ou até mesmo o de não ler. Respeitados esses direitos, o leitor passa a respeitar e valorizar a leitura.

Justificativa

Esse projeto surgiu através da constatação de uma problemática que afetava a comunidade escolar da Escola Municipal Santo Antônio: a falta de motivação dos alunos pela leitura, além disso um grande percentual dos alunos apresentam dificuldades em relação à leitura acarretando outras dificuldades. A maioria dos alunos são moradores de áreas de alta vulnerabilidade social com dificuldade de acesso a bens culturais. Pensei então em desenvolver uma metodologia eficiente e eficaz para solucionar a defasagem em que os alunos se encontravam na leitura, escrita, interpretação e produção textual.

Sabe-se que a leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura, considera-se importante a realização do presente projeto:

Sabendo que os alunos têm pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando. Acreditamos que a leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.

Objetivo geral

Fomentar o gosto pela leitura, onde o professor seja o mediador entra a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido e esteja contextualizada, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado. Desenvolvendo a competência leitora dos alunos, a fim de favorecer o seu aprendizado e formar alunos capazes de interpretar bem o que leem e de se expressar corretamente.

Objetivos específicos

• Incentivar a leitura nos âmbitos familiar e escolar;

• Despertar o gosto do aluno pela leitura;

• Desenvolver responsabilidade, compromisso e cuidado com os materiais coletivos;

• Levar o aluno a desenvolver a atividade oral;

• Formar estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;

• Colocar o aluno em contado com variados gêneros textual;

• Ler os livros, juntamente com os pais, para que os mesmos discutam, troquem ideias e interpretem a história lida;

• Ler com fluência e entonação.

• Envolver os pais em momentos de leitura com seus filhos.

Fundamentação teórica

A principal função da escola, que é de formar sujeitos sociais, implica garantir uma ação educacional voltada para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, da sua capacidade de interpretar e produzir, para que ele se torne capaz de ler e pronunciar o mundo para tanto, é imprescindível que a ação pedagógica se desenvolva segundo uma prática que contemple a utilização de uma metodologia de leitura diversificada, ou seja, os materiais de apoio pedagógico devem constituir-se, sobretudo, dos diferentes textos que circulam socialmente.

A aprendizagem da leitura pode assumir os mais diversos significados, conforme afirma MARTINS (1997, p.17). Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, dar sentido a ele e a nós próprios, ou seja, o ler não se restringe apenas a dar sentido as letras e as palavras, mas, que através deste ato o indivíduo consiga interagir o hábito da leitura nos educandos, MEIRA (1998, p.16) nos coloca que ler precisa ser incentivado, resgatando a sensibilidade e a fantasia aguçada, marcadas com mais ênfase o objetivo lúdico de leitura e então ele fará parte do homem porque criou raízes.Então, dentro desta vasta abrangência de constante, pois, assim como a construção da leitura é um processo gradativo, também desenvolver o hábito da leitura se fará um processo gradativo.

De acordo com o PCN/Língua portuguesa (1997), um dos fatores responsáveis pelo fracasso escolar esta relacionado à leitura e escrita. A leitura é fundamental para o desenvolvimento do aluno, pois através dela ele aprende a ler, falar, ouvir e escrever, transformando assim em um cidadão critico questionador e potencialmente transformador de sua realidade. Como é apresentado pelo PCN/Língua Portuguesa (1997), todo aluno precisa ter domínio da língua, pois será através dela que ele se fará um sujeito integrante da sociedade.

Metodologia

O presente projeto “Leitura e escrita: Minha Escola Lê” terá como público alvo, alunos do 2º ao 5º ano da escola Municipal Santo Antônio e partirá de uma metodologia dialética mobilizando o aluno para a elaboração, construção e expressão do conhecimento. Baseado nessa concepção e na observação da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com