TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Pedagogia, na matéria de Estágio Curricular Supervisionado

Por:   •  15/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 8

Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome: Patricia Aparecida Branco Rodrigues

RGM: 26277743

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório apresentado ao Curso de Pedagogia, na matéria de Estágio Curricular Supervisionado Em Educação Infantil, de realização do estágio 2023/ 1º, em cumprimento à exigência para obtenção do grau Licenciada em Pedagogia.

Quantidade de horas realizadas: 100 horas

JACAREZINHO

2023

1) DADOS DO(A) ESTUDANTE/CURSO

Curso: PEDAGOGIA

Instituição: Cruzeiro Sul – Polo Jacarezinho

Nome: Patricia Aparecida Branco Rodrigues

RGM: 26277743

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado Em Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio: 2023/1º

Quantidade de horas realizadas (exemplo 100 horas): 100:00:00

2) CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO

Nome da escola: E.M.E.I Professora Maria Salete

Endereço/ região da cidade em que se situa: Rua Andorinha 330 - Jardim São Luiz - JACAREZINHO PARANÁ

Dependência administrativa (pública ou privada): PÚBLICA

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: SECRETÁRIA MUNICIPAL

Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A escola fica situada na Rua Andorinha 330 - Jardim São Luiz, na cidade de Jacarezinho PR, dá preferência aos alunos que residem nos bairros em torno da escola, as vagas que não são preenchidas pelos bairros em torno da escola são ofertadas para outros bairros. o ensino fundamental e atende da 1° a 5° serie dividido em dois turnos, de manhã e à tarde a escola é de 1º ao 5º ano, possui 5 salas, secretaria, pátio interno e externo, quadra coberta, refeitório, cozinha, banheiro feminino e masculino. A sala de aula é bem ventilada, limpa, organizada e espaçosa tudo no tamanho proporcional das crianças, atendendo nos períodos matutino e vespertino com uma variação de 20 a 25 por sala, com perfil de classe média baixa, moradores do mesmo bairro ou das proximidades, tem uma equipe de 8 professores e 8 estagiárias de pedagogia para o auxílio, uma diretora e uma coordenadora e outros profissionais que ajudam no bom funcionamento do mesmo, como auxiliar de serviços gerias , cozinheiro e secretário.

A unidade possui equipamentos básicos, como máquina de xerox, som e tv, livros didáticos que são enviados pelo ministério da educação e alguns outros objetos que os próprios pais dos alunos leva através de uma lista de materiais para ser usado no decorrer do ano, tais como cola, sulfite, cartolina, massinha de modelar e etc.

No refeitório as cadeiras são do tamanho proporcional das crianças, tendo bons utensílios e uma à organização para com os lanches das crianças, diariamente é oferecido duas refeições, café e almoço, um cardápio variável e nutritivos, ensinando as crianças uma alimentação saudável.

As condições físicas da escola ofertada para os alunos e comunidade escolar são: amplas salas de aula, pátio, refeitório e banheiros de fácil acesso, toda equipe ajuda na preservação desses espaços, para o bom andamento da rotina escolar. Os materiais escolares para uso pedagógico são mantidos pela Prefeitura Municipal assim como os produtos de limpeza e alimentos.


3) INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como propósito expor as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado na Educação Infantil, em uma instituição de ensino na cidade Jacarezinho – PR.

Meu estágio iniciou-se no mês de abril, a escola tanto a diretora como as professoras que tive contato foram muito gentis e solicitas com a minha presença. Como mencionado acima trata-se de uma escola pequena com poucas crianças, o estágio na educação infantil foi realizado no período da manhã e tarde, com no máximo quatro horas diárias, auxiliando as professoras e estagiárias no que fosse necessário, desde as atividades de colagem, pintura, “contação” de histórias, brincadeiras, além das atividades de cuidados da integridade física das crianças, como troca de fraldas, alimentação, cuidar das brincadeiras no parquinho e etc.

Um ponto negativo na escola, no meu ponto de vista seria o tamanho da escola, pelo número de crianças atendidas por sala, não há muitos espaços para as crianças desenvolverem atividades fora da sala, um lugar mais tranquilo para as professoras em hora atividade, uma brinquedoteca também não tem na escola, ou seja, alguns elementos que tornaria mais rica o processo de aprendizagem das crianças e para os próprios funcionários, professores, merendeiras e coordenação.

Outro ponto a ser destacado são o acesso dos pais à escola, como em reuniões por exemplo, onde os pais não têm um lugar específico, o momento de entrega das crianças também fica um pouco amontoados, tanto nas entregas das crianças para a escola, como entrega das crianças para os pais.

4) PERFIL DOS PROFESSORES

Todos os professores que tive contato, estão há muitos anos em sala de aula e apresentam muita sabedoria no trabalho que realizam, todas muito solicitas e prestativas, todas elas sempre atuaram na educação infantil, com diversas áreas, com formação em pedagogia.

Tive muito suporte e conselhos das mesmas, muitas continuam estudando, realizando pós-graduação, por exemplo, para atualizar seus conhecimentos. As professoras são muito atentas, amorosas com a crianças e afetuosas, ponto positivo, visto que muitas crianças acabam não tendo essa demonstração de afeto dos pais.

(…) a ludicidade é importante para desenvolver capacidades cognitivas e funções psicológicas nas crianças. Nesse sentido, as contribuições do psicólogo e expoente da educação Lev Semyonovich Vygotsky são essenciais, pois permitem entender de que maneira essas capacidades são desenvolvidas. O pensador russo foi um dos primeiros a considerar como as práticas de interação e condições de vida influenciam na aprendizagem e no desenvolvimento infantil.

Como já foi mencionado todos os trabalhos foram pensados de acordo com a idade das crianças, porém não percebi uma abordagem reflexiva das professoras com as crianças, parecendo mais que as atividades eram realizadas a fim de cumprir com um cronograma, ou seja, as professoras não deixavam com que as crianças tivessem autonomia sobre aquilo que estavam realizando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com