TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Critico-reflexivo da disciplina de estagio curricular supervisionado em pedagogia

Por:   •  11/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  3.631 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Este relatório traz as observações e situações vivenciadas na realização do Estágio Curricular Supervisionado.

Exclua as nossas orientações de cada item, inserindo suas considerações, informações e comentários.

Atenção!! Você tem 9 itens para colocar informações e comentários. A falta de qualquer um deles fará com que seu relatório seja considerado Insatisfatório.

1. Dados do(a) aluno(a)

Neste item, complete com seus dados pessoais, instituição na qual está matriculado, curso, semestre. No item disciplina coloque a disciplina de estágio que está realizando, informando também o nível observado.

Veja o exemplo abaixo:

DADOS DO ALUNO

Nome

RGM

Curso

Instituição

Disciplina Estágio Curricular Supervisionado em.....

Ano/semestre de

realização do estágio 2017/2

2. Introdução

Aqui coloque uma breve explicação sobre a realização do estágio, sua importância na formação do professor, sobre a escola, os professores e as observações que você vai realizar durante o estágio.

Veja um exemplo:

O estágio curricular, componente obrigatório dos cursos de licenciaturas, deve ser realizado em escolas regulares de Educação Básica, públicas ou privadas.

Realizado a partir da observação da realidade escolar e participação nas atividades é o retrato do envolvimento do aluno com o estágio, mas também da escola e profissionais que nela atuam e que recebem e orientam o estagiário durante este período.

Por este motivo é muito importante que se conheça a escola na qual o estágio foi realizado e suas características, sua estrutura física, assim como a estrutura física das salas de aula.

3. Caracterização da Escola

Neste ítem você deve informar os dados da escola na qual você realizou o estágio. Caso tenha realizado em mais de uma escola, você deve informar os dados de cada uma das escolas.

Note os exemplos a seguir:

1) Este estágio foi realizado integralmente na escola Abelhinha Azul, localizada na Rua das Flores, nº 10, pertencente à rede privada de Ensino da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Está vinculada à 23ª Diretoria de Ensino.

OU

2) Parte deste estágio foi realizado na escola Abelhinha Azul, localizada na Rua das Flores, nº 10, pertencente à rede privada de Ensino da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Está vinculada à 23ª Diretoria de Ensino.

O estágio foi complementado na EMEI Profª Maria Izilda, localizada na Av. Pinheiros, 1230, pertencente a rede pública de Ensino da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Estaá vinculada à 23ª Diretoria de Ensino.

4. Perfil dos professores

Aqui você vai informar o perfil dos professores que acompanhou durante a realização do estágio.

Informe o número de horas que realizou neste estágio, nível e quantos professores acompanhou.

Veja um exemplo de como você pode fornecer estas informações. Se você acompanhou mais de dois professores, insira linhas no quadro para poder anotar os dados de todos os professores:

Neste estágio foram realizadas 100 horas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Foram acompanhados dois professores. ( Informe de acordo com a realização de seu estágio)

Professor (a) Ano que atua Formação Tempo de docência Tempo de trabalho nesta escola

[Paula ] [ 2º ano] [Pedagogia ] [ 10 anos ] [ 5 anos ]

[Ana] [ 7º ano ] [Geografia ] [ 20 anos ] [ 2 anos]

Você deve observar os dados de acordo com seu curso, carga horária e o estágio que realizou. Pode também utilizar um nome fictício para identificar os professores.

5. A prática pedagógica do(s) professor (es)

Neste item você deve descrever algumas práticas pedagógicas utilizadas nas aulas e as vivências com os alunos. Para isto, você deverá informar algumas destas práticas, ressaltando as que foram mais significativas ou frequentes nas observações realizadas, para cada professor que acompanhou no estágio.

Nas observações do estágio é importante estar atento para as relações-professor aluno; o conteúdo programático voltado para a disciplina; o trabalho com os temas transversais, os comportamentos e dificuldades dos alunos e especialmente a prática pedagógica do professor acompanhado.

Veja um exemplo de como você pode fornecer estas informações:

A partir da observação das aulas dos professores, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos.

Professora Paula – 2º ano

No que diz respeito à prática pedagógica desta professora, posso afirmar que a mesma utiliza como prática pedagógica .......

No que diz respeito às aulas e ao professor, de um modo geral, as observações que destaco são .......

6. Reflexões sobre o estágio de observação e participação

Neste item você deve refletir sobre a prática pedagógica realizada pelo professor em sala de aula, nas situações de ensino e aprendizagem, baseando-se nos estudos e nas discussões realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, nas disciplinas de seu curso.

É o momento de refletir e registrar de que forma a teoria se articula com a prática

Lembrando que seus comentários devem ser críticos e reflexivos, trazendo contribuições teóricas para o que foi observado durante a realização do estágio.

Para cada segmento, são sugeridos alguns focos de análise. Você deverá escolher no mínimo DOIS focos para a realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com