TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - 4ª ETAPA - PEDAGOGIA - UNIUBE

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.839 Palavras (12 Páginas)  •  3.300 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE UBERABA

THAÍS LOUZADA PICOLI

RELATÓRIO - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE I

CASTELO – ES

2014

THAÍS LOUZADA PICOLI


RELATÓRIO - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE I


Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Instituições Educacionais do 4º Semestre do curso de Pedagogia.

Orientadora: Márcia Helena Guarnier Vargas.

CASTELO – ES

2014

SUMÁRIO

1. Introdução ............................................................................................................. 04
2. Primeiras Impressões ........................................................................................... 04

3. Desenvolvimento .................................................................................................. 05

3.1. A escola e sua história .............................................................................. 05

3.2. A escola e sua cultura ............................................................................... 08

3.3. Os Fundamentos do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola ......... 11

3.4. A Prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da Escola ............ 12

4. Conclusão ............................................................................................................. 13
5. Referências Bibliográficas .................................................................................... 13

  1. INTRODUÇÃO
            O presente relatório visa registrar as atividades desenvolvidas para obtenção de nota na disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Instituições Educacionais, 4ª Etapa, ofertada pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) como parte integrante da formação acadêmica, do curso de Pedagogia.

        O referido Estágio Supervisionado foi realizado na escola de Educação Infantil, “EMEB Dolores Gonzalez Villa”, localizada na Rua Coronel Francisco Athayde, s/nº, CEP: 29.329-000, Distrito de Conduru, Cachoeiro de Itapemirim-ES. 

        O período de desenvolvimento desta primeira parte do estágio teve início no dia 23/08/2014 e seu término no dia 23/12/2014, totalizando 120 horas. 
        As atividades do estágio foram desenvolvidas, seguindo um cronograma, sob a orientação da Gestora da escola, Sônia Malheiros de Andrade, e da professora Sandra Malheiros Ramos. Além da professora supervisora da UNIUBE, Ádila Maria Barbosa Damiani.

        Tendo em vista a importância da prática para o aprendizado, acredito que a disciplina de Estágio Supervisionado somente acrescentará no meu futuro como educadora. Dessa forma, minhas expectativas quanto à mesma são de um importante crescimento profissional. 

  1. PRIMEIRAS IMPRESSÕES

        O Estágio Supervisionado é o momento na formação acadêmica em que o graduando tem a oportunidade de colocar em prática tudo o que estudou, é vivenciar experiências e conhecer seu futuro ambiente de atuação profissional. Sendo assim, para uma formação qualificada devemos desenvolver um trabalho eficiente e com responsabilidade.

        Ao chegar à escola, me senti bastante a vontade e fui muito bem recebida, pois já conhecia a maior parte dos funcionários. A gestora se mostrou muito simpática e prestativa, e, me apresentou a professora Sandra que me ajudou no que foi preciso. Contei também com o acolhimento e apoio das funcionárias da Secretária e as auxiliares de serviços gerais.

        A gestora, muito amável, me explicou e informou sobre o funcionamento da escola e me forneceu os documentos e informações que necessitaria para a realização do estágio.

        Em maior convívio com a professora pude notar que ela é uma profissional que ama o que faz, tornando assim o ambiente de trabalho mais prazeroso, sendo que todos os que chegavam a sua sala eram bem recebidos, principalmente as crianças.

        Ao tocar o sinal para a entrada todos os alunos formam filas com suas professoras, fazem a oração do dia, cantam cantigas e o hino nacional. Em seguida,os alunos, ainda em filas, se direcionam para a sala de aula, acompanhados pela professora.

        O estágio teve todo processo de observação, pesquisas e análise da estrutura física da escola, e, os elementos coletados no estágio como: história da escola, cultura, Projeto Político Pedagógico e outros, serão relatados posteriormente. 

        Finalmente, com as observações feitas nesse período foi possível reconhecer que é necessário que vivenciemos a escola e o ambiente escolar como um todo, antes de assumirmos como educador uma sala de aula.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. A ESCOLA E SUA HISTÓRIA

        A EMEB “Dolores Gonzalez Villa”, localizada no Distrito de Conduru, Município de Cachoeiro de Itapemirim - ES, oferece a modalidade de ensino de Educação Infantil (maternal e pré-escola). A mesma foi criada pela Lei de Criação e Denominação n° 5132/01 e o seu funcionamento foi autorizado pela Portaria 467/2006 e teve sua Denominação alterada sob o Decreto 17.272/07 de 22/02/07.

        A escola recebe a subvenção Municipal para a sua manutenção, pagamento de funcionários e encargos sociais.

        A sua missão é oferecer uma educação de qualidade às crianças, estimulando a socialização, a criatividade e a autonomia. Em consonância com a Proposta Pedagógica Municipal, bem como os Parâmetros Nacionais da Educação Infantil.

        A instituição funciona em um prédio cedido pelo Governo do Estado do Espírito Santo e seu corpo técnico, pedagógico e administrativo é organizado da seguinte maneira:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com