TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DAMIANA ALVES DO NASCIMENTO RUDRIGUES RELATÓRIO DA FASE DE SUPERVISÃO - I EJA

Por:   •  13/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE ENTRE RIOS DO PIAUÍ – FAERPI

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

DAMIANA ALVES DO NASCIMENTO RUDRIGUES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – I EJA

SANTA TERESINHA

2017


DAMIANA ALVES DO NASCIMENTO RUDRIGUES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – I EJA

Relatório do Estágio Supervisionado – I, II em EJA, Educação Especial apresentado à Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI) como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de Licenciatura em pedagogia sob a orientação da Professora Euzimar Gregório dos Santos.

SANTA TEREZINHA

2017


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO...................................................................................................... 4

OBJETIVOS GERAIS................................................................................................ 5

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA........................................................................ 5

 Nome e localização.................................................................................................  5

 Histórico breve......................................................................................................... 5

 Dados específicos....................................................................................................  6

 Aspectos administrativos......................................................................................... 6

OBSERVAÇÕES DA SALA DE AULA, DO PLANEJAMENTO E DA DIREÇÃO 7

REGÊNCIA DA SALA DE AULA.............................................................................. 8

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................... 9

DIMENSÕES AVALIADAS....................................................................................... 10

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................11

5.REFERÊNCIAS........................................................................................................ 12

ANEXOS....................................................................................................................... 13

APÊNDICE................................................................................................................... 14



APRESENTAÇÃO

O aprendizado de Jovens e adultos no Brasil, atualmente benquisto por sem número de entidades sociais apresenta, descontados empecilhos e preconceitos, relevante desenvolvimento em relação a realidades anteriores. Seu público típico, pessoas que por alguma razão abandonaram os Ensinos Fundamental e Médio pela metade ou sequer os iniciaram, compõe importante parcela da população economicamente ativa que carece, nestes termos, de formação crítica e cível apropriada, fornecida pelo ensino regular, além do saber técnico/específico.

Dessa forma, a educação de jovens e adultos destaca-se por dar enfoque e assistência a esses alunos, estimulando-os a progredir continuamente no processo educativo desenvolvido pelos setores responsáveis por autoridades no programa e nas disciplinas nele inscritas, em conformidade com as práticas pedagógicas a ele relacionadas.

A Educação de Jovens e Adultos fundamenta-se, portanto, na transmissão de conhecimentos, de forma a recompensar o elo perdido entre o indivíduo e o conhecimento a ele renegado pelos percalços da vida. O aprendizado, gestado por um profissional devidamente preparado e remunerado é responsável pela construção de novas alas sociais, capazes de refletir e devidamente alterar o ambiente em que habita.

Esboçada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996, fundamentada pelo Artigo 205 da Constituição Federal de 1988, que reporta a educação como “Direito de todos e dever do Estado”, “visando pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, a Educação de Jovens e Adultos no decurso de mais de 20 anos – excluídas ações anteriores, que datam mais de seis décadas de tentativas de ensino – diminuiu o número de analfabetos e deu dignidade mínima a milhões de brasileiros, dentre os quais diversos munícipes de Santa Teresinha, pequena cidade do interior da Paraíba.


OBJETIVOS GERAIS

        Procurei escrever neste relatório uma análise de tudo que presenciei durante o tempo de estágio na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Colégio Santa Teresinha, no período compreendido entre 08 de maio a 01 de junho de 2017.

        Relatei aulas, a participação dos alunos, o cotidiano letivo e os esforços da equipe docente para o maior aproveitamento dos conteúdos, bem como garantir leveza e confortabilidade para que os alunos melhor os absorvam.

        

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

        

Nome e localização

EMEF Colégio Santa Teresinha

Rua Mineo Leite, 131

Centro

Santa Teresinha, Paraíba.

            

 Breve histórico

        A Escola Municipal de Ensino Fundamental Colégio Santa Teresinha (EMEFCTS), foi instituída em 24 de dezembro de 1968, em conformidade com a lei número 1839, de 26 de agosto de 1968, com atividades iniciadas somente em 01 de março de 1971, com a alcunha de Ginásio Comercial de Santa Teresinha, situado na Rua José Estevão Carneiro número 84, dirigida por Edivaldo Góis, juridicamente pertencente à Fundação Padre Ibiapina, como uma unidade de sua rede de escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (963.8 Kb)   docx (815.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com