TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NASCIMENTO DA PEDAGOGIA NO SÉCULO XVII POR GAUTHIER E ALVES

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS

INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

KÁLLITHA BASTOS MOREIRA

WENDY KAROLINE ROSA DA SILVA

O NASCIMENTO DA PEDAGOGIA NO SÉCULO XVII POR GAUTHIER E ALVES

RONDONÓPOLIS - MT

DEZEMBRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

KÁLLITHA BASTOS MOREIRA

WENDY KAROLINE ROSA DA SILVA

O NASCIMENTO DA PEDAGOGIA NO SÉCULO XVII POR GAUTHIER E ALVES

Trabalho apresentado à Drª. Cássia Alessandra Domiciano, na disciplina de Teorias da Educação do curso de Licenciatura em Pedagogia, como requisito para obtenção de nota.

RONDONÓPOLIS – MT

DEZEMBRO DE 2018

Ambos os textos falam sobre a pedagogia desde seu surgimento até os tempos atuais.

O século XVII traz algo de novo no que se refere ao ensino: o método, ou seja, a pedagogia.

(...) Ao docente natural (...) que aprendeu com a imitação dos seus, estes de outrora, sucede esse outro docente, metódico, organizado, que edificou empiricamente o novo “saber-ensinar” que chamaremos aqui de pedagogia. Ensinar, necessita, doravante mais do que domínio do conteúdo a transmitir (...). (GAUTHIER, p. 128, 2010)

Segundo Gauthier alguns fatores influenciaram para o surgimento da pedagogia, sendo um dos à Reforma Protestante que ocorreu no final do século XVI, um dos principais, pois Lutero defendia a ideia de que todos deveriam ser capazes de ler e interpretar as sagradas escrituras, surgindo assim, a necessidade de “alfabetização” em massa.

O protestantismo é, pois, um movimento determinante na criação das escolas e escolarização em massa. (...) quando os protestantes começaram a construir suas igrejas, também constroem as escolas de sua confissão. (GAUTHIER, p.129, 2010)

O autor enfatiza também que nessa época a maioria da população não sabia ler e nem escrever, e que apesar do cristianismo, não se preocupava em ensinar seus fieis a lerem as escrituras, apenas aqueles que eram encarregados a ensinar (elite, clero).

Surge então, a Contrarreforma Católica, preocupados em vencer os protestantes, se veem diante da necessidade de utilizar a leitura como meio de evangelização, assim como os protestantes.

(...) no fim do século XVI os católicos adotam uma atitude mais ofensiva, pois percebem que não basta pregar e ouvir confissões, é necessário estabelecem ainda mais eficaz para dominar as almas. Em consequência eles também fundam escolas (GAUTHIER p.130, 2010)

É nesse movimento que surgem as escolas jesuítas

(...) Os jesuítas querem da a palavra do Cristo o lugar que ela tinha antes do advento do protestantismo. Querem dar ao cristianismo um poder ofensivo, que lhe falta, não limitando a religião a um papel reativo ás diferentes heresias, mas introduzindo (e enraizando) a religião desde cedo no coração dos jovens. (GAUTHIER, p.130, 2010)

O surgimento de um novo sentimento em relação a infância no século XVII, é um dos fatores que influenciaram o surgimento da pedagogia. Nesse período, a infância é vista como um período negativo da vida, que se faz necessário á correção de seus vícios, sua desordem religiosa dando ênfase na importância moral atribuída aa educação da infância na época, o que acabou por contribuir com o processo de criação de escolas e educação de crianças. Outro fator que contribuiu ´para a criação de escolas foi o problema urbano com a juventude turbulenta da época juventude (muitos jovens se encontravam expostos a marginalidade).

O efeito desses quatro fatores: Reforma Protestante, Contrarreforma Católica, o novo sentimento a infância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com