TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESPESAS

Por:   •  31/3/2015  •  Artigo  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão escolar é o ato de gerir a dinâmica cultural da escola, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implementação de um projeto político pedagógico, compromissado com os princípios da democracia e com os métodos que organizem e criem condições para um ambiente educacional autônomo (solução de problemas, no âmbito de suas competências), de participação e compartilhamento (tomada de decisões conjuntas e efetivação de resultados) e autocontrole (acompanhamento e avaliação com retorno de informações.
        

A gestão escolar constitui dimensão importantíssima na educação, uma vez que, por meio dela se observa a escola e os problemas educacionais globalmente e se busca, por uma ação estratégica e ações interligadas, abranger, tal como uma rede, os problemas que, de fato, funcionam e se mantém em rede.

cabe à equipe gestora, portanto, coordenar as atividades de planejamento escolar, assegurando momentos suficientes, espaços adequados e condições favoráveis para que docentes e todos os segmentos envolvidos possam discutir e formular propostas de ação e planos de trabalho. Além disso, como desafio às equipes escolares de supervisão, assegurar o estabelecimento da relação entre saberes, possibilidades e limites, detectados na auto avaliação da escola, e utilizar esse diagnóstico para elaborar os planos de ensino e o plano de gestão da escola.

O trabalho dos gestores se assenta, pois, sobre a sua capacidade liderança, de influenciar a atuação de pessoas, para a efetivação dos objetivos educacionais da escola e superação das limitações naturais de toda organização social, caracterizada pela dinâmica de um conjunto de pessoas com valores, percepções e nível diferenciado de competências. Nesse contexto dinâmico e marcado muitas vezes pela ambiguidade, pelo conflito e pela tensão, a gestão constitui processo de mobilização e organização do talento humano para atuar coletivamente na promoção de objetivos educacionais.

É o compartilhamento da gestão na escola, distribuída entre todos os segmentos envolvidos que vai caracterizar uma gestão capaz de "olhar" e atender às necessidades dos alunos no processo ensino-aprendizagem mais amplo: aquele que além de construir conhecimentos também  prepara para a vida pessoal e profissional e para o exercício da ética e da cidadania.

O gestor líder é aquele que volta suas ações para os bons resultados da educação e esse objetivo é buscado pela divisão de tarefas e integração de ideias e ações ,de forma a se solidificar um grande compromisso com as famílias e comunidade envolvidas.

O compartilhamento de um propósito comum entre escola, família e comunidade em torno da educação de qualidade para crianças e adolescentes, nasce a partir da liderança e pode, inicialmente, se manifestar por meio de pequenos projetos e ações que, aos poucos, vão desaguar em uma gestão conjunta e parceira, capaz de realizar sonhos e planos que, pareciam impossíveis ou muito distantes.

Saber chamar e envolver a família e a comunidade, respeitando suas opiniões, discutindo suas ideias e aspirações e promovendo a realização de um trabalho integrado são requisitos indispensáveis ao exercício de uma liderança competente em gestão escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com