TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA COMO MEDIADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

DIDÁTICA COMO MEDIADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Didática consiste na análise e no desenvolvimento de técnicas  que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino, sendo muito importante para a educação de modo geral.

Os professores e instrutores utilizam a didática como meio para aplicar modelos de abordagens que possibilitam o aprendizado dos seus alunos,  é o modo como o professor ensina determinado conteúdo para os discentes, garantindo, através de estratégias, a construção do conhecimento.

Didática é a arte de ensinar, mostrar vários métodos de ensino, um deles é despertar os alunos que tem um pouco mais de dificuldade de aprender, mas também auxiliar os demais. São utilizados os mais diversos métodos como por exemplo jogos, brincadeiras, atividades fora da sala pra que o processo de aprendizagem atinja o máximo de  alunos possíveis, buscando a inclusão de todos no ambiente estudantil.

É muito importante a relação professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem, o aluno tendo um bom convívio com o professor faz com que ele tenha um bom desenvolvimento escolar e o professor consiga planejar e executar sua aula da maneira mais eficaz, chegando ao seu objetivo maior que é o de transmitir conhecimento.

A escola deve ser pensada como ''preparação'' para a vida na função de preparar cidadãos para o mundo, ela faz parte da sociedade. A sala de aula deve refletir, adaptar, discutir sobre o cotidiano e sobre a vida de modo geral.

Portanto, didática é o que da suporte para a prática pedagógica, ela com seus métodos de ensino ajuda o professor a planejar, executar e ministrar sua aula da maneira mais produtiva possível, tanto em relação a aprendizagem de conteúdos quanto na aprendizagem na convivência com outros estudantes, alcançando seu objetivo que é preparar os alunos para o convívio em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com