TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]  FACULDADE ANHANGUERA

POLO REPÚBLICA 7224

CIBELLE FERREIRA DA SILVA-RA1299766906

belleebica@hotmail.com

PEDAGOGIA

LICENCIATURA

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Trabalho apresentado à disciplina de Didática e Prática de Ensino, do 3° semestre, do curso de Pedagogia, orientado pelo Prof.(a): Maria Ausdy Castro, da Faculdade Anhanguera-UNIDERP -Polo República 7224.

BELÉM-PA

2014

Este relatório visa informar os passos que foram realizados para a constituição desta ATPS, bem como o seu objetivo que é o favorecimento da aprendizagem, estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz e dentre outros.

A constituição do presente trabalho se deu através de pesquisas e realização de relatórios parciais nos quais podemos citar em quatro etapas das quais são:

  • Etapa 1- Esta atividade é importante para que você construa conhecimentos didático-pedagógicos sobre a prática de ensino.
  • Etapa 2 - Esta atividade é importante para que você reflita sobre as relações de ensino produzidas/realizadas/compartilhadas no cotidiano da escola e, mais eficiente em sala de aula.
  • Etapa 3-Esta atividade é importante para que você desenvolva uma proposta de atividade considerando a faixa etária das crianças, os conteúdos da aprendizagem e situações didáticas a serem envolvidas.
  • Etapa 4- Esta atividade é importante para que você pesquise e discuta outras formas de apresentação de conteúdo letivo para alunos, tentando articular diversas maneiras de propor o aprendizado.

“A indisciplina na sala de aula”

Sabemos que um dos desafios de todo educador é a indisciplinar do discente dentro da sala de aula e como podemos lidar com isso? Alguns educadores não sabem como fazê-lo, pois alguns alunos tendem a tirá-los do sério.

Esta temática foi escolhida, pois estamos presenciando uma “certa” revolta de alunos para com os professores nos últimos tempos. Parando para pensar, como é o trabalho de alguns professores que no auge da calamidade educativa em que se encontra a educação hoje em dia, vemos o porquê do tal desafio.

Alguns professores não tem paciência com os alunos indisciplinados e simplesmente batem boca com os mesmos ao invés de tentar reeducá-los. Talvez essa perda de paciência tenha a ver com assuntos pessoais do educador ou simplesmente por estar tentando e não progredindo na educação do aluno.

Alguns alunos são indisciplinados por não receberem esta disciplina dos pais que os deixam a vontade para fazer o que bem entendem, é aí que acontece a perda de interesse do professor para com este aluno. Este tipo de atitude faz com que o aluno se revolte ainda mais, pois no fundo ele necessita de alguém que lhe dê exemplos e se o professor o larga de mão ele não aprenderá absolutamente nada, pois não existirá interesse da parte do mesmo.

Para podermos realizar esta reeducação devemos nos colocar no lugar deste aluno indisciplinado para poder saber o que se passa com o mesmo, devemos descobrir em que ambiente ele vive e quais são as experiências que eles passam pelo seu cotidiano. O professor não está ali somente para ensinar as matérias ele também é um espelho para o aluno e se este está com algum problema e não consegue resolvê-lo ele tende a ficar frustrado e descontar no Professor, pois é ele quem no momento está indo contra o que o aluno quer.

O professor tem o dever de saber o porquê de tal indisciplina e como fazê-lo? Ele tem que ter uma conversa com este aluno, mas não como professor, e sim como um amigo, pois eles não se abrem com adultos e alguns tendem a se fechar, e não é isso que é pretendido pelo educador.

A indisciplinaridade do aluno deve ser vista como um alerta para os problemas possíveis que este está passando, para poder lidar com tal situação. Um caso presenciado no terceiro ano, em que uma menina de aproximadamente 10 anos responde constantemente para a professora que por sua vez rebate suas ofensas e desdém. Neste caso o que deveria ser feito era a professora tentar uma conversa amigável com esta aluna e também com seus responsáveis para poder ter acesso à origem daquele comportamento.

Ser um educador não é fácil, ele tem de entender a psicologia do alunado, se este não se dispõe a conhecer seus alunos ele não terá êxito em seu trabalho, como dito anteriormente o professor não está ali somente para lecionar ele está ali para expor seus conhecimentos e fazer com que seus alunos se interessem em aprender e assim tornarem-se excelentes profissionais futuramente.

Projeto de ensino-aprendizagem

Nome do Projeto: Aprender Brincando

Público-alvo: Crianças do 1°ano do fundamental

Justificativa/Fundamentação Teórica: O projeto Aprender Brincando foi elaborado para o público do 1° ano do fundamental por ser um público de crianças com faixa etária de 6 anos que ainda não estão alfabetizadas, uma vez que o 1° ano é atualmente a antiga alfabetização e as crianças ainda não estão adaptadas com uma sala de aula tradicional e ainda dispersam-se do aprendizado.

Objetivos gerais específicos: O projeto pretende alcançar o aprendizado bem como a alfabetização dos alunos do 1° ano do fundamental, assim deixando-os preparados para as séries consecutivas.

Cronograma: O projeto Aprendendo Brincando será implantado no início do ano letivo e este terá duração de um semestre, que no caso o 1° semestre do ano letivo.

Desenvolvimento/Ações: O projeto irá trabalhar com leituras infantis e brincadeiras onde as crianças deverão identificar a vogais e consoantes e conforme se vai aprendendo estas irão se adaptando à formação de palavras e futuramente a leitura de pequenos textos.

O Projeto

O projeto Aprendendo Brincado tem como conceito de que as crianças aprendem melhor quando brincam, ou seja, a criança quando em seu ambiente aprende brincadeiras, como roda de cantigas, adoleta e etc. O objetivo deste é mostrar o conhecimento através das brincadeiras que estas praticam diariamente em seus lares.

Para o projeto ter resultado foi preciso elaborar uma série de ações para serem implantadas como:

  • Através da música as vogais e consoantes;
  • Utilizar de leituras como Chapeuzinho vermelho, cartilhas de alfabetização;
  • Realizar desenhos e pinturas informando com quais vogais ou consoantes eles contem;
  • Realização de vídeos educativos;

O objetivo do Projeto é a aprendizagem e como as crianças advindas do pré-escolar ainda não estão adaptadas com uma sala de aula e tão familiarizadas com a escrita, o projeto servirá para inserir este meio no seu cotidiano escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com