TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

Ao observarmos a história da humanidade notamos que os primeiros habitantes já tinham suas formas de fazer anotações e registros dos acontecimentos caso contrario não saberíamos como era o modo de convivência dos primeiro habitantes da terra. Para tal foi necessário que os homens aprendessem ler e escrever mesmo que no início tanto a escrita como a leitura era feito através de símbolos e isto era para poucos. Porém foi importante para aquele momento e com o passar dos tempos este modo de comunicação foi sendo aperfeiçoado de maneira que a leitura e a escrita perpassaram os tempos chegando aos dias atuais com tantos significados.

A educação atual é para todos e sem distinção. Contando também com as tecnologias que estão ai para ser usadas como um recurso a mais. Mesmo os pequenos já estão acostumados com a era digital e já manipulam a máquina como se fosse um brinquedo.

Pedro Demo diz que a criança tem que ser incentivada a pesquisa. Nesta relação o professor deverá agir como mediador, pois não mais estamos vivendo em tempos em que somente eles detinham o poder de ensinar. Lidamos com situações distintas e desta forma criar oportunidades e dar possibilidades aos educandos seja qual for a etapa de escolaridade a serem pessoas capazes de pensar criticamente sobre as mais diversas situações. É importante termos consciência de que em tudo que formos fazer eventualmente surgirá os obstáculos. Entretanto a reflexão cotidiana que necessariamente tem que fazer parte da vida de todo educador consciente irá ajudar a superar as dificuldades diárias para que possamos melhorar as condições educacionais de todo indivíduo.

.PROJETO

1. Nome do Projeto: Aprendendo e Brincando com a Arte

2. Publico Alvo: Berçário II B (crianças de 2 à 3 anos)

3. Justificativa: Ensinar através brincadeiras é importante para condução da aprendizagem. Desde os seus primeiros anos a criança aprende com o convívio familiar e quando vai para as instituições amplia seu repertório de experiências. Elas também aprendem uma infinidade de atividades quando motivadas as brincadeiras, as músicas e outras situações. E além disso, a relação com outras crianças propicia outros saberes. A arte em sala de aula, também visa desenvolver na criança a observação, a imaginação, a sensibilidade, a criatividade e regras de conduta através das brincadeiras, sendo de suma importância e favorecendo assim o desenvolvimento integral da criança.

Objetivos:

• Manipular diferentes materiais, explorando suas características e possibilidades;

• Desenvolver a coordenação motora da criança;

• Vivenciar histórias através do seu mundo de fantasias, valorizando seu universo imaginário e desenvolver recursos interiores;

• Desenvolver o interesse e o prazer em ouvir histórias;

• Iniciar o gosto pelo processo de produção e criação artística;

• Explorar e identificar elementos musicais como cantigas de roda para se expressar interagir com o outro e ampliar o conhecimento de mundo.

Desenvolvimento:

Eixos norteadores:

• Reciclagem

• Aquarela e pintura

• Músicas e cantigas de roda

• Brinquedos recicláveis

• Dança e movimento

• Histórias infantis

Contar histórias, utilizando livros infantis, fantoches, leitura de imagens e outros.

Roda de música: cantigas de roda como: o sapo não lava o pé, atirei o pau no gato, dona aranha e outros.

Oficina de reciclagem utilizando os materiais: garrafas pet, potinhos de Danoninho, latas, caixas de: leite, ovos, papelão etc.

Avaliação:

Será observado cada criança verificando como ela se interessa e manipula diferentes materiais explorando assim suas possibilidades. Observar se a criança apresenta boa motricidade fina e grossa ao realizar os trabalhos manuais, sua relação de interação com os colegas.

Rotina é na verdade uma maneira de o professor organizar suas aulas e consiste na estrutura básica das atividades diárias. A cada dia é importante para a criança saber o que irá acontecer durante a aula por isso ela é vista como a espinha dorsal do desenvolvimento, da prática e do modo de planejar. É também uma maneira de dar sequência nas mais diferentes atividades que irão acontecer no dia-a-dia das instituições de Educação Infantil. Esta sequência irá dar possibilidades à criança de ir se orientando e percebendo sua inserção na relação tempo-espaço e desta maneira elas vão se desenvolvendo.

A partir das experiências vivenciadas observamos primeiramente a chegada das crianças com a presença dos pais, organizar a sala, aplicar a atividade utilizando recursos didáticos.

Acolhida

Hora da história;

Hora da rodinha;

Hora do trabalhinho:

Lanche.

Hora da higiene:

Horário destinado a brincadeiras no parquinho.

Organizar as crianças para a saída.

Na Educação Infantil a contação de histórias ajuda o desenvolvimento do pensamento cultural e ajuda os professores a entender a personalidade de todas as crianças. Se analisarmos esta é uma prática muito antiga e atualmente este recurso traz muitos desafios, mas que são motivadores e transformadores. Lendo ou contando histórias conduz a criança a despertar o raciocínio, a curiosidade, a fantasia, a imaginação levando-a a ter mais responsabilidade e ser crítica. É também nesta relação que entra a função da escola e da família, que é nada mais nada menos do que dar exemplo contribuindo no desenvolvimento das crianças para que sejam despertado para o hábito pela leitura.

Castro diz que:

A contação de histórias provoca na criança prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto pelo artístico, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com