TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA crianças de alfabetização em idade escolar

Projeto de pesquisa: DIDÁTICA crianças de alfabetização em idade escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como função fazer com que uma criança em idade escolar de alfabetização, possa reconhecer o próprio nome, é o inicio da percepção de que os desenhos que formam as palavras passam a ser compreendidos como letras e que tudo que se é dito e escrito é formado por elas.

Aprender o próprio nome proporciona o reconhecimento da criança como um ser social, afirmando que a partir deste momento integra-se ao meio em que vive como um ser humano, deixando de ser visto apenas como criança, mesmo que ainda seja.

Um método fácil, divertido e participativo de ensinar é através do jogo, onde relações reais de interação entre crianças ocorrem com a mesma intensidade que as lúdicas, proporcionando além da recreação a educação.

Será feito uma explanação no decorrer do trabalho sobre a didática teórica e didática prática, qual seu papel como agente contribuinte no ambiente escolar, e sob essa ótica analisar a função do professor que é somente executar as tarefas propostas pelo planejamento feito pelo coordenador sem sua contribuição ficando o ensino submetido, pois no planejamento de ensino não cabe ao professor interferir, pois já vem pronto e não pode ser modificado cabendo ao mestre ser flexível e desenvolver de forma criativa sua aula adaptando o plano ao ambiente e vivência dos alunos, proporcionando dessa forma uma aprendizagem eficaz.

2. PERFIL DA TURMA

Alunos da EMEI Castorina Faria Lima, SCS, Grupo 5 (crianças com 5 anos completos até junho do mesmo ano), 20 alunos por sala, nesta idade a criança se envolve nas brincadeiras de aprendizagem, compreendem regras estipuladas pelo professor, nas disputas não gostam de perder mas têm que aprender a lidar com vitórias e derrotas,gostam de ajudar os colegas percebendo sua importância de se integrar ao meio, a cada descoberta uma ansiedade positiva, ocasionando a vontade de aprenderem sempre mais, principalmente quando o método é transmitido de forma divertida.

3. SALA DE AULA

A sala de aula possui quadro negro, caixas de lápis de cor, giz de cera, massinha, tinta própria para a idade, sul fites e papéis variados, cartolinas, colas, tesouras, objetos para reconhecimento de formas, brinquedos, fantoches, fantasias, radio/CD, DVD, almofadas para hora da leitura. Na sala há um armário aberto onde fica disponibilizado o acesso das crianças ao mesmo, buscando o material solicitado pelo professor sempre que necessário. Uma vez por semana há aulas de informática. As carteiras são individuais, porém são agrupadas em duplas, dependendo da aula as carteiras poderão acomodar até quatro alunos.

4. PASSEIOS PEDAGÓGICOS

Passeios culturais em cinemas, teatros, museu, zoológicos ocorrem quando fazem parte do conteúdo escolar, geralmente há em média de duas saídas ao ano visando estimular e motivar o aprendizado de formas diferentes e entrando em contato real com o teórico.

5. DIDÁTICA TEÓRICA

O Planejamento é o recurso fundamental para que o desenvolvimento na prática da aprendizagem esteja sendo conduzida de forma eficiente. Nessa etapa fica visível que todas as propostas educacionais vão ser desenvolvidas e que os objetivos propostos vão ser alcançados. Durante esse processo são apresentados ao futuro professor todas as etapas e técnicas da elaboração de um bom plano de aula. Porém trata-se de uma visão plena e abstrata, onde professor x aluno não são observados como deveria, de forma real, ou melhor, que tivessem a importância devida, e o ambiente em que vivemos fosse refletido de acordo como a vida é, e só a partir daí dar forma ao planejamento, pois o ambiente social é contraditório, cheio de conflitos e justamente esses fatos são ignorados, quando o plano de aula está sendo elaborado leva-se em conta somente a visão contextualizada.Partindo desse pressuposto quando se analisa do modo prático, percebe-se que a realidade é bem diferente e o planejamento é considerado apenas uma tarefa a mais e burocrática para os arquivos do coordenador.

6. DIDÁTICA PRÁTICA

Na didática prática pode-se observar que o planejamento é elaborado no semestre de acordo com o livro adotado pela escola, na verdade podemos dizer que é um pulo no escuro, porque se planeja sem conhecer o aluno, porém o professor após conhecê-los pode flexibilizar o ensino, moldando de certa forma o planejamento adaptando a sua turma, isso se dá de 5ª a 8ª série.

No entanto para 1ª á 4ª série, o planejamento é anual e bimestral, vindo pronto e submetido ao professor, com o dever de segui-lo somente, pois não há participação de sua elaboração, e será cobrado do professor de acordo com o livro definido.

O próprio professor pode comprovar através de sua vivência que há uma alusão entre o que é ensinado na sua formação pedagógica, e o que é aplicado em sala de aula. É necessário que os futuros professores descubram formas coerentes de ultrapassar a barreira do plano imposto pelas políticas de ensino e associem o objetivo proposto ao ambiente vivido pelos alunos, contribuindo para que essa sistematização seja apenas um meio e não um fim.

É importante ressaltar que a nova didática proposta aos futuros educadores seja reformulada de modo que as políticas de ensino venham atender aos interesses reais da classe dominante que são os alunos e que os objetivos definidos sejam claros e consistentes preparando a nova geração de mestres não só na plataforma teórica, como também na prática, capacitando-os a captar e resolver os problemas e conflitos advindos de uma sociedade que vive em constantes transformações.

7. TEMA

Bingo de Alfabetização.

7.1 Justificativa

A criança inicia o reconhecimento de seu nome e de seus colegas, percebendo que a magia do agrupamento de formas (letras) é a solução do grande mistério da escrita, onde a mesma percebe que as letras formam as palavras. O jogo educativo torna-se uma brincadeira envolvente, ensinando além do reconhecimento das letras, a importância de concentrar-se, observar, colaborar, esperar e dividir.

7.2 Duração

- 15 minutos

7.3 Condições Didáticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com