TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importãnica de infrestrutura no rendimento das crinças em idade escolar

Por:   •  29/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.939 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

APRESENTAÇÃO DO TEMA

Tendo em vista que a escola – local designado para a socialização do saber, nasce da necessidade de preservação e propagação da cultura humana, e que ao longo do tempo vem se transformando, assumindo quer possibilidades de permanências, quer possibilidades de mudanças, buscamos neste estudo explorar a concepção que as crianças em idade escolar merecem especial atenção sendo que é a base, que garante um desenvolvimento pessoal e profissional numa sociedade.

A área da educação é algo que chama a atenção de diversas pessoas, sejam profissionais da área, estudiosos e até mesmo pais de alunos, sempre tem gente que gosta de entender melhor os funcionamentos e as possibilidades dentro desse universo.

Um assunto muito importante e que está com bastante visibilidade entre aqueles que leem sobre o assunto é com relação a gestão escolar. Para quem não conhece muito sobre essa questão aqui vão algumas definições que ajudaram na compreensão.

Antes de mais nada é preciso entender que a gestão escolar é um campo de atuação que envolve os mais diversos públicos. Ou seja, alunos, professores, pais ou responsáveis e os funcionários exercem um papel de igual importância dentro das decisões e planejamentos na gestão.

Por esta razão inclinamos nossa atenção na escola primária do Kinvemba Nzinga na comuna do Sumba, pelas condições da infraestrutura, que desagrada o ambiente escolar destas crianças em idade escolar.

A escola continua sendo uma instância de promoção da autorreflexão e do desenvolvimento das capacidades intelectuais e operativas, necessária à formação da razão crítica. 

DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância das infraestruturas no rendimento das crianças em idade escolar na aldeia do Kinvemba Nzinga na comuna do Sumba Munícipio do Soyo no ano letivo de 2019.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Sendo a escola um meio pelo qual se operacionaliza o processo de ensino-aprendizagem, ela deve oferecer condições favoráveis para que este processo ocorra da melhor maneira possível.

Na instituição que desejamos realizar a pesquisa constata-se que a estrutura física da referida instituição encontra-se em condições péssimas que não contribuem no rendimento dos alunos, sem medidas de segurança, ambiente escolar desfavorecido, facto que coloca em perigo o futuro das crianças em idade escolar. Para este factor recorremos a seguinte pergunta científica:

  • Como fortalecer as infraestrutura para o rendimento das crianças em idade escolar na aldeia do Kinvemba Nzinga na comuna do Sumba Munícipio do Soyo no ano letivo de 2019?

HIPÓTESES

Köche (2002), define hipótese como explicação, condição ou princípio, em forma de proposição declarativa, que relaciona entre si as variáveis que dizem respeito a um determinado fenômeno ou problema. Define também o conceito de variável como sendo aqueles aspectos, propriedades, características individuais ou fatores, mensuráveis ou potencialmente mensuráveis, através dos diferentes valores que assumem, compreensíveis em um objeto de estudo, para testar a relação enunciada em uma proposição.

  • Elaborar um plano para fortalecer as infraestruturas da escola;
  • Construção de novas salas para dar resposta a demanda na comunidade;
  • Prestar maior atenção na qualidade do que existe.

Objecto de investigação:  para este trabalho o objecto de investigação refere-se nas infraestrutura para o rendimento das crianças em idade escolar na aldeia quanto ao campo de acção A aldeia de Kinvemba Nzinga na comuna do Sumba Munícipio do Soyo.

Variáveis

Dependente:………………..

Independente:……………………..

OBJECTIVOS

Objectivo Geral:

Propor uma estratégia para o rendimento escolar nas condições das infraestruturas da escola primaria do kinvemba n’zinga, na comuna do Sumba.

Objectivos Especifico

  • Explicar como estado actual da escola afeita o processo de ensino-aprendizagem dos alunos;
  • Identificar as vantagem da reestruturação física da escola;

JUSTIFICATIVA

A educação está entre os assuntos mais discutidos actual no contexto mundial, e merece ser tratado com carácter prioritário por parte de nossos governantes, haja vista as suas consequências para sociedade. Contar com salas de aula e espaços de aprendizagem em bom estado é crucial na hora de que os alunos obtenham os resultados acadêmicos esperados.

Isso porque uma boa infraestrutura escolar, como espaços renovados, possibilita que as crianças e jovens que vivem em locais remotos possam estudar.

Por esta razão e muitas outras surgiu um interesse de fazer uma pesquisa cientifica para profundar na descoberta do rendimento escolar nos alunos da escola primaria do kinvemba n’zinga, na comuna do Sumba.

Palavras-chave: Escola; Rendimento Escolar e Infraestrutura.

Estrutura do trabalho

O presente trabalho está estruturado em três capítulos que se caracterizam da seguinte maneira: Capítulo 1 Fundamentação Teórica, onde são explicitados os fundamentos teóricos, através da coletânea de obras na perspectiva de diferentes autores que abordaram acerca da temática da motivação profissional de professores e as actividades pertinentes para seu desenvolvimento. Capítulo 2 Desenho metodológico análise e apresentação dos resultados obtidos, onde se apresentam os métodos empregados para a obtenção de informações referentes ao trabalho em abordagem (caracterização da escola, população, amostra, métodos de pesquisa), bem como a análise e interpretação dos resultados. Capítulo 3. Apresenta-se a fundamentação do plano de acção referentes ao processo formativo para melhorar a motivação profissional dos professores da escola em estudo. Seguidamente as conclusões, sugestões, referências bibliográficas, apêndices e anexos.

CAPITULO 1- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

  1. Definições de conceitos

A importância da infraestrutura

(A impacto da escola em condições no rendimento escolar)

  1. Infraestruturas

O conceito de infraestrutura escolar vai desde itens básicos, como o fornecimento de água, energia elétrica, manutenção e limpeza dos ambientes, salas de aulas confortáveis com mobiliários adequados e de boa qualidade, banheiros e cozinha, passando por locais de convivência como pátios, parques e brinquedoteca. Além de espaços de apoio didáticos como bibliotecas, laboratórios, quadras, entre outros espaços para organização do funcionamento do colégio, como salas de professores, coordenadores e diretores, secretarias, almoxarifados, etc. Passando também por equipamentos e materiais didático-pedagógicos, como computadores com acesso à internet e demais insumos tecnológicos. Tudo em prol de criar um ambiente agradável e estimulante, afinal, é lá que os alunos passam boa parte de seus dias, durante anos de suas vidas. Nessa hora, dentro da realidade econômica de cada colégio, é interessante estar atento para criar um ambiente que una funcionalidade e aconchego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (310.1 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com