TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MENTIRA NA IDADE ESCOLAR

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

A MENTIRA NA IDADE ESCOLAR

- Aparece com a vontade evidente de enganar (sobretudo por medo);

- Regressão da fabulação - "idade da razão".

O EGOCENTRISMO DO PENSAMENTO RETROCEDE MAIS LENTAMENTE DO QUE NO PLANO DA PERCEPÇÃO:

- "Sair do egocentrismo consiste em poder distinguir o sujeito do objeto, não atribuindo mais ao objeto as propriedades do sujeito (de si próprio) e cessando de acreditar que seu próprio ponto de vista é único pelo confronto de suas opiniões com a de outrem" (DELDIME e VERMEULEM, 1999).

- Exs: "Eu tenho 3 irmãos, Paulo, Ernesto e eu"; "Ontem houve um acidente ferroviário, mas nada grave: apenas 48 mortos"; "Vou te dar de presente um estojo verde, porque é a cor mais bonita que tem né!"; "Essa é a melhor escola da cidade: Eu estudei lá".

0 SINCRETISMO DO PENSAMENTO PERSISTE:

- A Justaposição: "Se este animal tem orelhas longas, é um jumento ou um coelho. Se tem uma cauda grossa, é um jumento ou um cavalo. Afinal, o que é isto?" A criança não consegue obter uma conclusão lógica, baseada na percepção do detalhe importante do animal que são as orelhas, o que o diferencia do cavalo, enquanto que a cauda grossa exclui a possibilidade de ser um coelho e um cavalo. (Teste de multiplicação lógica, de Piaget).

- O Globalismo: tudo se passa como se a criança eliminasse, na frase, todas as palavras que ela não conhece, unisse aquelas que ela escolhe e interpretasse (falsamente!) o que restasse. Isso é constatado quando se submete à compreensão da criança, provérbios como: "A cada um segundo suas obras". A criança de 10 anos, não compreendendo o termo "segundo", responde: "Cada um faz suas obras".

DESENVOLVIMENTO AFETIVO DA CRIANÇA DE 6 A 11 ANOS

- É mais introvertida, auto-crítica, não tem muita confiança em si mesma (idade da borracha);

- Aos 7 anos assimila normas, valores; seu superego é rígido;

- Aos 8 anos é mais extrovertida que aos 7 anos; tem senso de si mesma e de seus direitos; começa a ter consciência de sua morte e de que os adultos também falham;

- Começa uma segregação espontânea entre meninos e meninas;

- Aos 9 anos começa a se desprender da família; está mais voltada ao grupo de amigos (idade dos segredos);

- Aos 11 anos questionam mais que respondem, e criticam muito os pais. Apesar dos exageros nas recriminações, nos gritos e nas grosserias, não estão menos ligados afetivamente à família.

- Período de Latência (FREUD): com o declínio do conflito edipiano, desenvolve-se um período caracterizado pela diminuição das atividades sexuais: a ternura prevalece sobre os desejos sexuais; o pudor, as aspirações morais e éticas fazem sua aparição;

- A criança emprega suas pulsões sexuais para novos objetivos: a curiosidade sexual, o desejo de ver e de se exibir tornam-se impulsos de busca de conhecimento - Sublimação (representa um dos objetivos da educação);

- KLEIN: "nesta fase, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com