TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIMENSÃO SOCIAL DA SELETIVIDADE ESCOLAR

Por:   •  8/4/2016  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 2

DIMENSÃO SOCIAL DA SELETIVIDADE ESCOLAR

Ao refletirmos sobre a avaliação, temos ciência que sua função é classificar, ou seja selecionar os  alunos que estão aptos a seguir para a próxima série. Entretanto ao olharmos para o meio social em que o aluno esta inserido, tende-se a eliminar os alunos de classes desfavorecidas. Isto ocorre quando a escola não interage com a realidade social do aluno, onde o saber é trabalhado de forma desvinculada da realidade social do aluno.

Tais práticas avaliativas precisam ser repensadas afim de revelar as ideologias que as norteiam, com a reformulação da prática avaliativa o sucesso ou fracasso do aluno, mostrará o fracasso ou sucesso da escola, desmistificando o que vem sendo tratado como incompetência do aluno seu fracasso escolar.

A verdadeira função da avaliação é proporcionar ao professor informações para que ele possa interferir e interagir integralmente e ativamente no processo de aprendizagem do seu aluno. Desta forma o fracasso escolar poderá ser combatido, avaliando o aluno e sua aprendizagem e repensando a forma de ensina-lo.

Elemento do processo ensino-aprendizagem, a avaliação, deve alcançar todo o fazer pedagógico, pois expressa a proposta pedagógica, orientando o professor, estimulando o aluno a tomar consciência da construção do seu conhecimento, através da avaliação também é possível conduzir a relação do professor com o aluno.

O fracasso escolar é complicado de ser definido e entendido pois se trata de algo que não é natural, mas resulta de fatores como: interação entre a proposta de ensino, a forma como o aluno assimila o conteúdo que lhe é passado, as formas de ensinar e de avaliar, além do contexto familiar e escolar.

Em seu conceito o fracasso escolar é visto como um desvio produzido em alguma parte do sistema educativo, tais como: formação do docente, exigência dos conteúdos, divisão curricular, ou as diferentes possibilidades que são oferecidas as alunos para que possam aprender. Existem momentos em que culpamos a criança por seu fracasso escolar, outrora a família que não participa ativamente da vida escolar do filho, em outros uma determinada classe social, ora o sistema econômico, social e político,

Revendo a avaliação a escola não será mais um espaço de exclusão, onde o aluno perde sua identidade, mas um local onde o aluno será visto e tratado de forma adequada a sua realidade social,proporcionando a ele um ambiente saudável para sua efetiva aprendizagem, tirando o rótulo da escola de instituição que exclui e marca de forma negativa o aluno e formando alunos cientes de seu lugar na sociedade onde vivem não importando sua classe social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com