TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIÁRIO DE CAMPO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Por:   •  7/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LUANA THAIS PEDROSO FERREIRA, RU 1723187

RENATA DORNELES BORBA,  RU 1790694

RUBIA FERREIRA DE FREITAS, RU 1723200

PORTFÓLIO

UTA SANTA CRUZ DO SUL

MÓDULO A – FASE I

SANTA CRUZ DO SUL

2018

A inclusão no dia a dia

        Em 06 de julho de 2015 foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

        A inclusão de alunos com deficiência foi um grande desafio para as escolas do nosso país. Pois a grande maioria já vinha enfrentando algumas dificuldades, e se tratando de acessibilidade, a dificuldade aumentou ainda mais. Para garantir uma educação de qualidade para os alunos é preciso uma adaptação, tanto do aluno como da equipe de professoras e diretiva da escola.

        Na Escola Estadual de Ensino Fundamental 19 de Julho, de Encruzilhada do Sul, há o caso do aluno Leandro Mathias Júnior, ele tem deficiência visual e estuda no 5º ano do Ensino Fundamental. Pude observar como ele é acompanhado e como a escola está se adaptando para incluí-lo nas atividades. Ele tem o acompanhamento de uma monitora, que o auxilia durante as aulas e também no intervalo. Com os colegas ele tem uma ótima relação, sendo até mesmo acompanhado pelos colegas na hora dos intervalos e recreio. Nas aulas percebi que tem algumas dificuldades em certos conteúdos.

        A Escola recebeu jogos pedagógicos em braile, máquina de braile, alfabeto em braile, computador e reguete. A maioria dos materiais ele utiliza somente na sala de recursos, onde ele é atendido por uma professora especializada. Sua avaliação é feita oralmente pela professora e a monitora.

        No que diz a Lei sobre o Direito à Educação encontrada no capítulo IV, muitas ainda não foram implantadas. E até mesmo uma questão mencionada pela direção da Escola, que é a especialização dos professores. Como consta no Art. 28, Inciso III, que diz “projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.”

        A professora ressalta a importância de observar o aluno e a sua deficiência, adequando assim o plano pedagógico. Realizar atividades adaptadas, valorizando as diferenças existentes entre os alunos, criando assim um ambiente de respeito às limitações e virtudes do outro. Adotando sistemas alternativos de comunicação, para que os alunos possam dessa forma se comunicar. Aqui mais uma vez menciono a Lei, no Inciso XII que diz “oferta de ensino de Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistida, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.”  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com