TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dados e Análise Sobre o Novo Modelo da BNCC

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  1.738 Visualizações

Página 1 de 5

ALANA CAROLINE LERNER

ATIVIDADE I (PORTFÓLIO): BNCC

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina de Currículo e Avaliação na Educação

GUARAPUAVA – PR.

2018

Com base nas leituras empreendidas até aqui e na pesquisa sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) responda as questões a seguir. Lembre-se que as respostas devem ser fundamentadas teoricamente.

1). Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, como a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada?

  Considerando a aprendizagem e desenvolvimento das crianças, a Educação Infantil tem como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Estas aprendizagens encontram-se estruturadas em cinco campos de experiências, a saber:

a.        O eu, o outro e o nós (interação com os pares e com os adultos para descobrir os modos de vida e as diferenças de grupos);

b.        Corpo, gestos e movimentos (com o corpo exploram o mundo, espaço, objetos, estabelecem relações e conhecem a si mesmas, o outro e o mundo);

c.        Traços, som, cores e formas (conviver com diferentes manifestações culturais, artísticas e científicas, no seu espaço e para além dele);

d.        Escuta, fala, pensamentos e imaginação (situações de comunicação onde a criança interaja falando e ouvindo);

e.        Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu espaço).

2). Entendendo que as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Resolução CNE/CEB nº 7/2010), sinaliza os desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais. Como está estruturada a BNCC do ensino fundamental?

A BNCC do Ensino Fundamental está organizada em 5 áreas do conhecimento que favorecem a comunicação entre os conhecimentos e os saberes dos diferentes componentes curriculares.

Elas se intersectam na formação dos alunos, embora se preservem as especificidades e os saberes próprios construídos e sistematizados nos diversos componentes.

Cada área de conhecimento explicita seu papel na formação integral dos alunos da Educação Infantil e destaca particularidades para o Ensino Fundamental – anos iniciais e o Ensino Fundamental – anos finais.

Considerando as características do aluno e das demandas pedagógicas.

Esquema dos componentes curriculares:

Colocar esquema pg 20 bncc

3). Faça uma análise de ambas as propostas curriculares, indicando pontos favoráveis e pontos desfavoráveis da BCNN. Sua análise trazer como referência pelos menos dois artigos que tragam visões distintas sobre o BNCC, ou seja, fundamentar teoricamente sua análise a partir das leituras realizadas até o momento e de um autor que é a favor da Base Nacional Comum Curricular e outro que seja contra.

A BNCC já homologada pelo CNE, não é mais assunto para campanha de seus prós e contras; agora a hora é de discussão para saber como implementá-la, como partir dela para elaborar um currículo que seja eficaz e exequível. No entanto, por algum tempo a BNCC foi assunto de discussão de muitos especialistas, professores e Doutores de Universidades. Uma ala em defesa da mesma e outra argumentando desfavoravelmente a sua aprovação.

Trago aqui, pontos de vista especificamente de dois artigos: ambos elaborados a partir de pesquisas realizadas entre autores de renome, bem como, gestores da Educação, professores e sociedade civil.

Lugli (2016), através da CENPEC aponta posições contrarias a BNCC e/ou Currículo Centralizado, por opiniões que argumentam entre outros fatores, os que seguem:

* Já existe um currículo comum, os PCNs;

* É um mecanismo de homogeneização / padronização que reproduz exclusão social escolar e impõe identidades;

* Pode servir de exclusão, com possibilidade de reprovação em massa dos que vierem de culturas muito distantes dos padrões escolares;

* Defende saberes práticos e tradicionais dos professores.

Macedo; Frangella, (2016), também em suas pesquisas apontam opiniões contrarias a BNCC, como:

* Currículo Centralizado atende sempre a determinados interesses;

* Parte diversificada da garantia ao professor de continuar sendo responsável por sua aula e autonomia de boas práticas.

Leão (2016, apud Macedo; Frangella, 2016), relata que, países que adotaram a Centralização Curricular não apresentaram melhores desempenhos em razão disso, além do que, essas políticas foram orientadas para promover o controle e aumentar a produtividade dos docentes, comprometendo os princípios da democratização e do reconhecimento das diferenças no cotidiano escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com