TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiência auditiva no ambiente escolar

Por:   •  29/11/2018  •  Artigo  •  4.393 Palavras (18 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 18

FACUDADE EDUCACIONAL DA LAPA-FAEL

Pós-Graduação Educação Inclusiva e Especial

Claudia Aguiar Nunes

DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

Colíder-MT

                2018

Claudia Aguiar Nunes

DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

                       Artigo cientifica para aprovação do trabalho de conclusão de curso de pós-graduação (TCC) apresentado para a Faculdade Educacional da Lapa sob orientação PROFª ANA MARIA SOEK

Colíder-MT

2018

DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

NUNES, Claudia Aguiar¹

Resumo

Neste artigo procurei apresentar as dificuldades e os obstáculos das crianças com deficiência auditiva passa quando entra numa escola. Mostrando que o professor e base para que esta criança pode aprender e incluir na educação e sociedade. A Inclusão veio para contribuir para que a deficiência auditiva possa ampliar no processo de ensino aprendizagem trazendo oportunidades iguais para todos.  A deficiência auditiva traz dificuldade não só para área escolar, mas também na social. Por isso e importante que o professor trabalhar as diferenças de cada aluno, desta maneira o aluno com deficiência será respeitado e valorizado com suas características Saber que a acessibilidade deve estar ao alcance de todos é um grande passo, pois é aí que o deficiente se senta mais valorizado e independente. Por isso a importância de materiais didáticos adaptados, adaptações nos ambientes e na didática do professor.  Neste sentido a escola apresenta proposta Políticas pedagógicas s, definindo e assumindo o compromisso de contribuir para formação de cidadões aprendendo a colabora para transformação da sociedade. É necessário que família, comunidade e escola andem juntos para facilitar o dia a dia da criança com deficiência auditiva. A comunidade escolar deve ser orientada e amparada para que haja um desenvolvimento de um trabalho de inclusão. A inclusão e um processo grande e desafiador que tem várias mudança e reflexões de altitude. O foco das práticas pedagógicas é de guiar os professores e este baseado nos preceitos da interatividade, na doação de saberes, e trocas de experiências e respeito as diferenças. A partir da valorização de todos os aspectos, o professor conseguira perceber e considerar as diferenças e as particularidades apresentadas pelos seus alunos. Para ter uma pratica pedagógica inclusiva, o professor precisar desafiar seus alunos constantemente dando contato com atividade atraente e motivadoras apoiando-os em suas dificuldades e ajudando sempre que for necessário. O esforço pela inclusão social e escolar com pessoas com necessidades especiais no Brasil está em grande avanço de desenvolvimento. Até início do século XXI, o sistema educacional brasileiro tinha dois tipos de escola: a escola regular e a especial. O aluno frequentava uma ou outra. Na última década nosso sistema escolar criou várias propostas inclusivas e um único tipo de escola que foi adotado; a regular que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recurso adequados e oferece apoio aqueles encontram barreiras para aprendizagem. A educação e um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento. O respeito aos direitos a liberdade humanas, primeiro passo para construção da cidadania, social e política devem ser incentivados.

Palavras – chave: Deficiência Auditiva. Inclusão. Alfabetização.

1 INTRODUÇAO

            Na história da humanidade pessoas com necessidade especiais tiveram várias e diferentes concepções na sociedade.

            Nos registros antigos podemos notar algumas deficiências. No Egito as pessoas com deficiências faziam parte de várias classes sociais.

Já na Grécia era a beleza era condição para ser valorizado na sociedade. Já na idade média em Roma os surdos não eram valorizados não tinha voz ativa na sociedade, não tinha direitos legais.          

Na fazia parte de testamentos e não podia casar sem autorização da Igreja. Eles eram considerados incapazes de gerenciar os seus atos e era confundido como retardado.

A educação inclusiva teve início com a declaração dos direitos humanos em 1948 se dividiu em várias partes com educação especial; que tratar do atendimento em instituição especializada e a educação Inclusiva e inclusão dos alunos com necessidades.

Nestas etapas a diversidade se encaixa para construção da sua formação em total. Através da educação e com a união da sociedade garantir a participação das crianças em todas as oportunidades independente das suas deficiências garantindo o processo de inclusão escolar.

A história da Educação especial e inclusiva vem já se arrastado por muito tempo influenciando os pensamentos éticos da nova sociedade.

A escola antiga não era feita para todos. E com esta deficiência ficavam, mas difícil e eram encaminhados para uma escola especial.

Por este motivo que as escolas inclusivas surgem para atende estas crianças deixando de ser excluindo para ser incluindo.

Assim surgia a integração plena da necessidade de inserir na sociedade criança com necessidades especiais, sem preconceito e represália.

A integração escola foi enorme com grandes conquistas com criação da lei como principal a LDB, e o, mas recente que refere à educação inclusiva, e do ano de 2011, data da publicação é a portaria n°948/2007 documentos produzido pelo ministério da educação que acompanha os avanços da educação para todas as crianças com alguma deficiência.

Como pilar tem também ECA-Estatuto da Criança e Adolescente- No estatuto, na Lei n°8.069, de 1990, em seu artigo 53, que se refere à educação, estabelece “que toda criança e adolescente tem o direito à educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

E uma das deficiências, mas comuns nas escolas hoje e a auditiva de várias formas. Vamos analisar o conceito, e as causas e os tipos e principal como trabalha com criança com perda auditiva.  

O principal ponto da inclusão e que a sociedade reconheça e valorize as diferenças de cada um. Isso é base para construção de um país, trabalhando para melhorar as oportunidades e participação efetiva de todos para uma sociedade inerente.

A inclusão escolar dever deixa todas as altitudes de exclusões e afastamento que uma criança com deficiência possa ter durante o seu desenvolvimento escolar e substituído por aceitação, valorização, cooperação, respeito e a mesmas oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (469 Kb)   docx (268.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com