TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Democracia direta e representativa

Por:   •  26/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Questão: Diferencie a democracia representativa e a democracia direta de acordo com Bobbio.

"Acreditamos saber que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la por nós mesmos. O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas quais são os caminhos que não levam a lugar algum”.

Norberto Bobbio

Antes mesmo de chegar na discussão central da questão, é importante ir até a origem da palavra democracia. A etimologia da palavra mais aceita é que seu significado, de origem grega, é da forma de governo cujo sentido remete a ideia de governo do povo. Muitos autores consideram que esta tradução tomou esse sentido com o passar do tempo, a tradução mais adequada seria governo dos cidadãos, até porque na Grécia antiga, nem todos eram considerados cidadãos, salvos os aristocratas – detentores de grandes propriedades rurais, por conta disso tinham uma grande influência na condução da vida política de seu país – que seria responsável pelo propósito político de sua população.

Diferentemente de uma oligarquia, onde o governo seria desempenhado por grupos com privilégios, a aristocracia prevê o governo de uma elite. Contudo, a democracia seria uma forma política segundo a qual, todo cidadão tem o direito a expor sua opinião num debate público e, sempre que necessário, votar pela decisão de determinados assuntos referentes à vida em sociedade. Esta seria a forma da democracia direta. Veja que para a democracia direta é importante que todos da sociedade participem das votações, não apenas em casos específicos, como ocorrem em muitos lugares conhecido como plebiscito – Bobbio ainda se refere a ele como uma saída que os representantes usam como forma de semelhança a democracia direta, já que, uma “assembleia do povo” e mais complexa de ser realizada, mas o que realmente acontece é que no final o povo não pode se representar diante da votação, pois o protagonista não é o cidadão e sim o “indivíduo” –. É importante lembrar que, a democracia direta é mais adequada para regiões com menores números de população, pois é uma forma de governo em que demanda participação da população, logo não é tão bem vista em grandes países.

Bobbio considera a democracia direta, no sentido próprio da palavra, apenas a "assembleia dos cidadãos” deliberantes sem intermediários e o referendum. Nesse sentido, a democracia direta proporcionaria viesse a exigir dos cidadãos a sua "participação em todas as decisões a eles pertinentes". Temia que se configurasse, senão o "homem total".

        

        A democracia direta é a forma de governo que toda a sociedade deveria alcançar, mas, como foi dito acima, é preciso de muitos mecanismos para que a população tenha participação em 100% das discussões da sociedade, é por isso que a democracia representativa é a mais difundida. Nela, a população elege seus representantes para que eles possam substitui-la nas decisões que, em uma democracia direta a própria sociedade decidiria, surgem a todo o momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (216.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com