TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Conhecimento

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

        Conhecimento é o conjunto de informações armazenadas por intermédio da experiência, ou aprendizagem.

        Historicamente, se acreditava que o professor era o detentor do saber, o maior responsável pelo aprendizado dos seus alunos, com a evolução e com estudos de diversos teóricos, como Piaget, Vigostky, percebeu – se que a aprendizagem se dá a todo instante, para Vigostky a aprendizagem é uma interação social, que deve ser mediada pelo educador, que deve levar em consideração, o contexto escolar, as características e necessidades de seus alunos para elaborar seu plano de aula. Para Piaget, aprender faz parte da interpretação pessoal com o mundo, onde o significado é desenvolvido por experiências, cabendo ao professor criar situações compatíveis ao desenvolvimento de seu aluno.

        O que nos leva a pensar como na atualidade o profissional da educação diante de tantos aparatos tecnológicos. Como desenvolver o conhecimento diante de tanta informação. Ainda mais quando o educador não é o único detentor do saber, o único habilitado a transmitir o conhecimento, mas é coparticipante do processo de aprendizagem onde ele cumpre os dois papeis, ensina e aprende. Ensina quando ele com sua trajetória de vida, estudos, pesquisas leva constrói o conhecimento com seus alunos. Assim como o profissional da educação não é o detentor do saber, o aluno não é mais o sujeito passivo, o que fica sentando recebendo a informação, esse aluno mudou ele assim como a tecnologia é bombardeado pela informação, para esse aluno, o professor detentor do saber é ultrapassado, obsoleto, já que ele tem acesso ilimitado a informação.

O acesso a tanta informação, não garante que seja gerada a aprendizagem, já que para Libaneo “ a aprendizagem ocorre quando exististe assimilação ou apropriação do conhecimento”, ou seja, para que o aluno aprenda aquele conhecimento adquirido deve ser apropriado por ele. E neste quesito é primordial do profissional a função do profissional da educação, pois apesar de toda a informação que os alunos recebem essa educação só será aprendizado quando ele consegue fazer uma relação com este conhecimento adquirido. E neste momento, o educador, deve mediar esse conhecimento através de didáticas, através dos instrumentos tecnológicos, tornando essa apropriação mais rica e fácil de assimilar. Desta forma o professor, precisa conhecer e aprender a usar destes instrumentos tecnológicos de forma que possa visar o desenvolvimento da aprendizagem e do conhecimento.

Links

https://novaescola.org.br/conteudo/274/vygotsky-e-o-conceito-de-aprendizagem-mediada

https://conceito.de/conhecimento

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/conceitos-aprendizagem-e-conhecimento/44186

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com