TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - EJA: Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  8/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.971 Palavras (12 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

NOME

RA

[pic 4]

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança; Didática da Alfabetização e do Letramento; Didática da Língua Portuguesa; Educação de Jovens e Adultos; e Prática Pedagógica: Investigação Científica

TUTOR(A) EAD:

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS............................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................4

2.1 IDENTIFICANDO O PERFIL DO PÚBLICO DA EJA...................................................4

2.2 COMPREENDENDO SOBRE A LEITURA DE MUNDO...............................................4

2.3 CONHECENDO E DIFERENCIANDO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.............6

2.4 DISCUTINDO SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA........................................................6

2.5 ELABORANDO UM PLANO DE AÇÃO......................................................................7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................9

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................10

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O objetivo deste Desafio Profissional: EJA - Educação de Jovens e Adultos é a partir do estudo das disciplinas obrigatórias do 6º período do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Anhanguera: Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança; Didática da Alfabetização e do Letramento; Didática da Língua Portuguesa; Educação de Jovens e Adultos; e Prática Pedagógica: Investigação Científica.

O trabalho está dividido em 5 seções, aqui nomeadas por “Passos”, onde teremos uma melhor caracterização do caminho a ser trilhado para construção desse Desafio Profissional, já que seremos um auxilio à Professora Joana que irá atuar numa turma de EJA pela primeira vez. No primeiro será apresentado uma breve discussão a respeito da EJA, a Educação de Jovens e Adultos, bem como delinearemos o perfil do público que esta modalidade de ensino atende.

O 2º passo se baseará na leitura de um artigo acadêmico, do qual nos auxiliará na definição do termo leitura de mundo e o quanto esta pode ser útil na educação da qual nos propomos a escrever, a EJA. No 3º faremos uma diferenciação entre dois termos muito pertinentes ao que condiz à aprendizagem de línguas, sobretudo a materna, pelos educandos, é dizer, conceituaremos e apontaremos as diferenças entre Alfabetização e Letramento.

O de número 4 refere-se a caracterização de mais um termo pertinente ao que estamos discutindo, a Variação Linguística. Definiremos, ancorados nas leituras propostas e relataremos como tal conteúdo poderia ser abordado pela Professora Joana com a sua mais nova turma de EJA.

Como 5º e último, após todas as definições propostas anteriormente, vamos elaborar um Plano de Ação descrevendo um tema, seus objetivos, sua justificativa, as ações para sua realização, os recursos e as formas de avaliação utilizadas, tudo circulando pelos subtemas já abordados: leitura de mundo, alfabetização e letramento e variação linguística.

A metodologia aqui utilizada condiz de uma complementação dos estudos das disciplinas desta série, como já dito, do qual, ainda, se usará de diversos teóricos do meio, conceitos, definições e portais que dialoguem com a proposição do objetivo proposto, lembrando que todo o aqui elaborado não é verídico, tal qual a ideia da turma de EJA da Professora Joana que foi criada somente para elaboração deste desafio profissional; entretanto, suas discussões e análises muito podem encaixar-se para salas de aulas e processos educativos reais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 IDENTIFICANDO O PERFIL DO PÚBLICO DA EJA

De acordo com a leitura do artigo recomendado, iniciamos por definir a EJA. Refere-se à sigla de educação de jovens e adulto e é uma modalidade de ensino, tanto dos níveis fundamental e médio, que possibilita a oportunidade para muitas pessoas que não tiveram acesso ao processo educativo escolar em idade própria dando oportunidade para jovens e adultos iniciar ou ainda dar continuidade aos seus estudos, sendo portanto uma modalidade de ensino que visa garantir um direito para aqueles que foram excluídos dos bancos escolares ou que não tiveram oportunidade em os acessar.

Alimentando isso, temos que fora a Resolução CNE/CEB nº 03/2010 (BRASIL, 2010) um documento que defende tal modalidade de ensino. Abaixo, reproduzimos o Art. 2º:

Para o melhor desenvolvimento da EJA, cabe a institucionalização de um sistema educacional público de Educação Básica de jovens e adultos, como política pública de Estado e não apenas de governo, assumindo a gestão democrática, contemplando a diversidade de sujeitos aprendizes, proporcionando a conjugação de políticas públicas setoriais e fortalecendo sua vocação como instrumento para a educação ao longo da vida (BRASIL, 2010).

Dizendo respeito ao perfil do público que a EJA atende, complementando na verdade, visualizamos ser um público bem diversificado, que apresenta muitas particularidades e especificidades, além de "armadilhas", de acordo com o artigo estudado. Vimos que essa diversidade que a EJA apresenta é proveniente das mudanças que foram ocorrendo com seus públicos, já que lá no início quando implementada referia-se a atender aquelas pessoas que não tiveram acesso à educação quando deveriam a ter tido, "jovens e adultos que não tinham acesso aos bancos escolares" (JULIÃO et al, 2017). Hoje em dia, ademais desses estudantes que não tiveram contato com escola em suas juventudes, somam-se aqueles que até tiveram contato, mas por quaisquer que sejam os motivos não conseguiram permanecer nelas ou finalizá-la no que seria o recomendável às suas idades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (56.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com