TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFISSIONAL- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  21/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

GEYSA DE LIRA MATTOSO  -  RU:740249 Agosto/2012

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

RECIFE

2016[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

GEYSA DE LIRA MATTOSO  -  RU:740249 Agosto/2012

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Relatório de Pesquisa e Prática profissional Educação de jovens e adultos à UTA- Diversidade Cultural, no curso de Pedagogia. Tutor local: Hercília Nunes Centro associado: Recife

RECIFE

2016[pic 2]

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2.IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA        5

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO        6

4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO        6

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

[pic 3]

  1. INTRODUÇÃO

O presente estágio está relacionado às ações que envolvem a docência com alunos da educação de jovens e adultos. O mesmo foi realizado na Escola do Sesc – Unidade Piedade pela aluna Geysa de Lira Mattoso.

O estágio da educação de jovens e adultos foi realizado em uma turma de  alfabetização com 30 alunos. A turma era formada com alunos com idades entre 20 e 50 anos.

A disciplina de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental, tem como objetivo localizar o trabalho pedagógico dentro do contexto da educação de jovens e adultos, considerando a variabilidade da oferta dessa modalidade por meio da atuação de diferentes segmentos, instituições e fatores sociais, conhecer os princípios metodológicos próprios de um processo de ensino e aprendizagem que considera a especificidade da Educação de Jovens e Adultos e de seu público, levantar aspectos relevantes à docência tendo em vista o percurso histórico da modalidade no Brasil.

Essa disciplina de Estágio supervisionado é de grande importância, pois  pude vivenciar uma mesma disciplina porém com uma didática diferente. Uma abordagem levando em consideração o contexto, as vivências e as limitações de um grupo de alunos. Observar a prática pedagógica nessa área, me  possibilitou  vivenciar  um pouco desse processo de aprendizagem dos jovens e adultos e também observar suas dificuldades, seus avanços, e como isso os beneficia em sua vida diária. É muito importante o estágio, pois abre minha mente para outras realidades e desafios até então desconhecidos e me faz refletir na importância da escolaridade como um todo na vida do indivíduo.

Através deste trabalho pude refletir sobre a educação de jovens e adultos, bem como a troca de experiência que há entre o professor e os alunos, a forma como eles aprendem usando exemplos que eles mesmo vivem diariamente, também projetos que eles mesmo fazem em grupos a partir de pesquisas e do conteúdo passado pela professora, através da observação, relacionando a prática com a teoria.

Nesse contexto, farei uma análise dos fundamentos aprendidos com os fatos observados e vivenciados durante o período de estágio, e apresentarei minha experiência adquirida com a vivência e a prática.

2.IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

A instituição estagiada foi o Sesc unidade Piedade situada à rua Goiana, número 40, no bairro Piedade, localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco. O contato com a instituição pode ser realizado através do telefone 81-3361-0097 e o e-mail sescpiedade@sescpe.com.br.

A instituição da unidade estagiada atende a 4 turmas, sendo 1 turma de Alfabetização, 2 turmas de ensino fundamental e 1 de ensino médio, com  alunos por sala e oferece atendimento na educação de Jovens e adultos, no período noturno das 18:00 às 22:00.

O Sesc está sempre cheio de pessoas que buscam as mais variadas atividades, desde apenas se alimentar no refeitório com preço popular, aos idosos que vão para passar o tempo e jogar dominó e outros que buscam vários esportes ou lazer.

A maioria dos adultos que procuram a escola do Sesc, são de baixa renda, classe C e D. O Sesc também promove feiras, festas e shows.

Pude observar também, que no primeiro andar possui uma biblioteca com computadores disponíveis para pesquisa, porém sem acesso ao cadeirante.

O Sesc é mantido pelos empresários do comércio. O Serviço Social do Comércio- Sesc- é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores nesse setor e sua família, porém não se limita apenas aos comerciários.

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

O objetivo do Sesc é promover melhor condição de vida para os comerciários e seus familiares em todo Brasil, e oferece serviços que fortalecem o exercício da cidadania e contribuem com o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

O Sesc oferece diversas atividades e visa na formação do cidadão como um todo, proporcionando acesso à arte, tecnologia, esportes e lazer.

Existem unidades espalhadas em várias regiões do país, e além de esportes e lazer algumas unidades possuem hotéis com preços acessíveis visando possibilitar o turismo para as todos os cidadãos com preços diferenciados para os comerciários.

O Sesc possui as maiores redes de teatro e bibliotecas privados do país. Além disso , possui também unidades móveis que chegam trazendo cursos profissionalizantes às periferias das grandes cidades e interior.

 

4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com