TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Projeto experimental no EJA

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

1.INTRODUÇÃO

Este desafio profissional tem como objetivo central a reflexão em torno do tema Educação de Jovens e Adultos e os meios para a necessária aproximação entre escola e mundo do trabalho.

A Eja é uma modalidade da educação básica, reconhecida na LDBEN nº 9.394/1996, que no art. 37 destaca: "A educação de jovens e adultos será destinada aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria".

É nossa tarefa compreender a trajetória da EJA no Brasil, sua legislação educacional e as diretrizes curriculares para essa modalidade educacional no âmbito das políticas públicas. Ao mesmo tempo, é nosso dever saber da existência de movimentos nacionais e internacionais que debatem as experiências educacionais e as políticas necessárias à EJA. O conhecimento dessas experiências ampliará as ferramentas para a análise da realidade brasileira e dos programas e projetos que se destinam aos jovens e adultos, tanto analfabetos quanto os que possuem escolaridade incompleta.

O Objetivos desse projeto é expandir o conhecimento dos alunos, incentivar os estudos e consequentemente a concluir o ensino médio, ampliar a visão em relação ao ensino superior e ao próprio negócio, estimular o crescimento empreendedor da cidade, capacitar os alunos para que possam atuar no mercado de trabalho, estimular os estudos e a conclusão do ensino médio.

O desafio é criar um sistema que possa atender de modo satisfatório um grupo tão diverso de estudantes, que abrange alunos em várias etapas da vida, a partir dos 14 anos.

Para a realização do trabalho utilizamos de estudos bibliográficos em livros, site de buscas e relatos orais.

O desafio possibilita aprofundar no entendimento sobre a relação entre escola e mundo do trabalho visando a superação da fragmentação ainda presente nas práticas pedagógicas.

2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇAO

TEMA: Aluno Empreendedor

ANEXO I: PROJETO DE INTERVENÇÃO

ALUNO: Jaquelane Santos dos Silvério / Maria de Lourdes Aureliano da Silva/ Sarah Maria da Silveira Araújo

São Bernardo do Campo/ São Paulo

Outubro/2017

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

1.1 Tema do Projeto: “A educação e o Mundo do Trabalho”

1.2 Nome da Escola: Escola Municipal “Construindo o Saber”

1.3 Público Alvo: Turma da EJA

1.4 Nome da Empresa parceira: JSL Logística

1.5 Nome do Pedagogo Responsável: Elisângela Souza Martins

2. Objetivos do Projeto:

Objetivo Geral:

O objetivo geral do projeto é recolocar o maior número de cidadãos que ainda não concluíram o ensino médio regular no mercado de trabalho, seja como funcionário ou como empresário, juntamente com a parceria da empresa JSL será possível investir em cursos para preparação e formação em áreas alimentícias, administrativas e de estética.

Objetivos Específicos:

Expandir os conhecimentos dos alunos, incentivar os estudos e consequentemente a concluir o ensino médio, ampliar a visão em relação ao ensino superior e ao próprio negócio, estimular o crescimento empreendedor da cidade, capacitar os alunos para que possam atuar no mercado de trabalho, estimular os estudos e a conclusão do ensino médio.

3. Relevância do Desenvolvimento do Projeto

Desde criança somos motivados e, muitas vezes, pressionados a "escolher" uma profissão. Quando conseguimos um ofício e somos bem-sucedidos, temos o reconhecimento social; porém, quando ocorre o contrário, somos comumente julgados como aqueles que não se esforçaram. Não raramente quando alguém se encontra numa situação de desprestígio socioeconômico é muito comum ouvir frases do tipo: "não tem sucesso profissional porque não estudou"; ou, "não levou a escola a sério, por isso é um fracassado".

Ou seja, questões desse tipo, relacionadas ao trabalho, são quase sempre associadas à vida escolar dos sujeitos. Trabalho e educação são temas convergentes abrigando vários pontos de intersecção, ainda mais quando estamos nos referindo à EJA: “emprego”, "mercado profissional" e "qualificação" são os tópicos usualmente associados à EJA e presentes em seu currículo.

O projeto contribuirá para a inserção desses alunos no mercado de trabalho, pois irão se formar no ensino médio e ao mesmo tempo poderão fazer cursos de capacitação profissional em áreas administrativas, estética e alimentação, todos os cursos terão certificados reconhecidos em todo território nacional, os alunos também terão palestras de incentivo à abrir o próprio negócio.

4. Breve Fundamentação Teórica

A lei de diretrizes e bases da educação brasileira estabelece que todos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade regular devem ter acesso a cursos gratuitos que ofereçam “oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho”. O desafio é criar um sistema que possa atender de modo satisfatório um grupo tão diverso de estudantes, que abrange alunos em várias etapas da vida, a partir dos 14 anos.

Segundo o Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) Antônio Ibañez Ruiz, não existe um currículo nacional unificado para o ensino de jovens e adultos, apenas diretrizes gerais que orientam o poder executivo dos Estados na elaboração desses currículos.

O grande problema segundo Ruiz, é a taxa de evasão do ensino noturno, que só no ensino médio regular público é mais do que o dobro do índice do período diurno. “O ensino noturno tem uma taxa de evasão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com