TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional do Curso de Pedagogia das Disciplinas de Educação Inclusiva

Por:   •  15/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.760 Palavras (16 Páginas)  •  1.993 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1] 

[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE pEDAGOGIA

Universidade Anhanguera-UNIDERP

 

Desafio Profissional do Curso de Pedagogia das Disciplinas de Educação Inclusiva, Didática do ensino de Ciências, Didática do ensino de matemática, Projeta de Extensão a Comunidade e Educação em Ambientes não Escolares.

Ariane Santos RA: 9417567907

Eunice Cirelli Morales RA: 9094467088

Leandro Bauer Trindade RA: 8743170788

Marilia Ferreira M. dos Santos RA: 9134263546

Telma Truculo RA: 8803348133

Ciências e Matemática com estratégias pedagógicas diferenciadas para Inclusão do aluno com deficiência visual

Tutor a distancia EAD: Cinthia Muniz Ribeiro dos Reis e

Tânia Mara Toledo

Santo André

2017

Introdução

        Este trabalho em forma de Plano de Ação pedagógica dos graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do curso EAD Ensino a Distância da Faculdade Anhanguera Educacional - UNIDERP de Santo André foi estruturado em forma Planos de Atividades com propósito de desenvolvermos os 5 sentidos na turma do 2º ano do Ensino Fundamental.

        A proposta, com o tema Ciências e Matemática, apresenta estratégias pedagógicas diferenciadas para inclusão do aluno com deficiência visual que faz parte da turma.  A Estação das Sensações e Descobertas proposta nesse Desafio Profissional dos alunos da Graduação em Pedagogia possibilitará a Inclusão entre os educandos de forma lúdica, sem preconceitos assim exercendo a Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva.

         Em Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho Equipe da Secretaria de Educação Especial / MEC nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação (2008 pág.05) descrevem seus autores que:

O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

        O cuidar e o educar são conceitos que instigam a pensar sobre como organizar a prática pedagógica articulando os e tendo por foco o desenvolvimento da criança ajudando a contribuir para a construção de sua identidade, sua autonomia, enquanto sujeito capaz de enfrentar desafios e superá-los.

Desenvolvimento

Plano de ação

1- Nome da Escola: Escola Quatro Pilares da Educação

2- Turma: 2º Ano do ensino fundamental

3-Professora: Regiane

4-Açao:

Faremos uma adequação de linguagem e atividades pedagógicas acessíveis ao nível de conhecimento dos alunos para garantir o melhor entendimento dos conteúdos. Tema a ser trabalhado: Estação das sensações e os cinco sentidos.

Ressaltamos que termos em sala de aula um aluno com deficiência visual.

Temos como objetivo a aprendizagem e inclusão de todos os alunos, inclusive o aluno que necessite de atendimento educacional especializado (AEE).

5-Conteúdos: 

Em Ciências faremos apresentação dos tipos de frutas e sua morfologia. Trabalharemos com os 5 sentidos (paladar, visão, olfato, tato e audição).

Em Matemática será desenvolvido o pensamento logico matemático com associação das 4 operações matemáticas (adição, subtração, divisão e multiplicação) , Grandezas e Quantidades.

De modo interdisciplinar faremos uso das disciplinas de ciências e matemática oportunizando a Inclusão do educando deficiente visual (D.V.) em sala de aula.

6- Disciplinas:

Ciências e Matemática com adaptações de inclusão para o educando com necessidades especiais visuais.

7- Encaminhamento Metodológico: 

Trabalharemos neste plano de ação com atividades que criem situações em que os alunos se sensibilizem uns com os outros em sala de aula, de modo que compreendam, de fato, o que a inclusão significa e tenham oportunidade de refletir sobre o envolvimento com seus pares na aprendizagem dos conteúdos das disciplinas e oportunize, além do conhecimento, a leveza e alegria em aprender numa perspectiva de integrar ainda mais o aluno cego.

Desenvolveremos diversas atividades, entre elas, reflexões de situações do cotidiano, vídeo, atividades manuais  e produção de cartazes com foco nos 5 sentidos.

Ao concluir as etapas propostas neste desafio serão desenvolvidas as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais, de forma interdisciplinar e vivenciada, possibilitando atividades práticas no meio em que convivem.

8-Recursos: 

Sala de aula, quadra esportiva ou pátio.

 Para o Vídeo, precisaremos de acesso a internet para pesquisa, notebook, um projetor e caixas de áudios.

Papel, cartolina, EVA, tesoura, cola, lousa giz, lápis, borracha, facas (para cortar as frutas), pratos, colheres (descartáveis) mesa grande, cadeiras, travessas de plásticos e diversos tipos de frutas levadas pelo professor ou previamente solicitadas aos alunos.

9-Avaliação:

A avaliação será de forma a observar como foi o envolvimento dos alunos na proposta pedagógica, em especial do aluno de inclusão (deficiente visual) nos conteúdos das disciplinas de Ciências e Matemática em conjunto com os demais alunos. Será observado, também, o desempenho de cada aluno no decorrer da aula e suas dificuldades.

Essas vivências irão fazer com que os alunos tenham uma participação ativa não só em ambiente escolar como em participação em toda a sociedade, onde é fundamental para o desenvolvimento do País e consideravelmente o desenvolvimento do aluno envolvido no ensino aprendizagem.

Nas atividades, o professor fará uma auto avaliação, perguntando aos alunos como eles se sentiram, avaliando se todos os alunos conseguiram se familiarizar com a atividade, no caso do deficiente visual terá uma abordagem oral, fazendo um relatório de todas as atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com