TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do Projeto Politico-Pedagógico

Resenha: Desenvolvimento do Projeto Politico-Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Resenha  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 6

Elaborar o Projeto Político Pedagógico é uma concepção de mudança e uma necessidade da escola, pois, provoca desassossego diário, diante do papel que lhe foi concedido: transformar, fazer o contraponto na sociedade. Assim sua missão é clara, concisa e abrangente, respeitando pontos essenciais, como: visão de futuro, reflexão diária, desafio ao inesperado e ética cotidiana. O perfil da escola em mudança está baseado em pontos, dos quais destaca liderança, pensamento crítico, capacidade de observação e análise, autoridade e respeito, criatividade, equilíbrio, comunicação e empatia, trabalham em equipe em busca de conhecimento e da construção coletiva das ações desenvolvidas pela comunidade escolar. O Projeto Político Essa construção passa, necessariamente, pela organização de espaço escolar, pelo trabalho diário realizado por cada um dos sujeitos da comunidade escolar considerando o espaço, administração e políticas educacionais. Pedagógico – embora tenha sua fundamentação legal na Lei de Diretrizes e Bases LDB, Lei 9394/96 constituiu-se, por a escola também ter sua crítica ao falar de transparência de seus objetivos e da gestão democrática, presente em uma educação fundada em princípios da liberdade e pluralismo de idéias, um planejamento que norteie as ações da escola e da comunidade escolar.

O Projeto Político Pedagógico proporciona a gestão democrática na construção e execução de suas ações e visa à melhoria da qualidade das atividades pedagógicas e administrativas no cotidiano escolar. Sabendo da importância do Projeto Político Pedagógico que constitui de um grande desafio que interferem nos resultados de aprendizagem, então o trabalho busca apontar fundamentação teórica sobre o papel do gestor escolar na construção do projeto pedagógico, que objetiva também, demonstrar as dificuldades entre a elaboração do projeto e sua efetivação na Escola Municipal Imaculada Conceição II, que atende alunos do 1º. ao 5º. Ano do Ensino Fundamental, como: a falta de acompanhamento dos pais nas tarefas escolares dos filhos, o despreparo de alunos que vem de outras realidades com muita dificuldade de aprendizagem.

Para resolver os desafios a equipe escolar desenvolve projetos inovadores e capaz de envolver os pais nas atividades da escola, buscar parcerias, utilizar os recursos didático-pedagógicos e tecnologias disponíveis como também metodologias diversificadas, trabalhar com a monitoria e reforço escolar para minimizar os impactos negativos nos resultados de aprendizagem e envolver cada vez mais educador, educando e pais dos alunos nas ações da escola, fortalecendo a missão educar para viver em sociedade. Apontar fundamentações teóricas na construção do Projeto Político Pedagógico; aprofundar conceitos e relatos de experiência, na efetivação, como uma das garantias da gestão democrática.

Diante de tamanha tarefa a comunidade escolar foi à articuladora das oportunidades e criação de espaços para que esta construção de fato se realizasse. É inerente ao papel do gestor orientar e conduzir a comunidade escolar ao processo de construção do projeto Político pedagógico. O conceito de educação é tratado, neste contexto, como uma das oportunidades de emancipação do homem para o social, na concepção, visando qual sujeito e sociedade a escola objetiva construir a partir de suas práticas. Buscou-se conceituar Projeto Político Pedagógico, enquanto planejamento pensado e intencional de uma determinada comunidade, com suas necessidades e culturas específicas enfocando de que forma sua construção coletiva.

O trabalho foi realizado de acordo com os seguintes procedimentos metodológicos: com pesquisa-ação, sendo de marco situacional sobre o Projeto Político Pedagógico, levando em consideração, a realidade do contexto escolar. A gestão democrática e as discussões avançaram muito nesta última década, que apesar de toda sua tradição autoritária, a escola, tem se constituído em um espaço de reflexão e construção da gestão participativa.

A PARTICIPAÇÂO DOS FUNCIONÀRIOS NA CONSTRUÇÂO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO.

A educação como prática social, e a pedagogia como a ciência da educação que organizasse a figura do pedagogo como facilitador ao acesso a cultura das ações no espaço escolar e a atuação do pedagogo torna-se essencial, para garantir a prática educativa. Então o trabalho busca apontar fundamentação teórica na construção do projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Imaculada Conceição II.

Na escola tem 14 professores e todos participaram dos questionários e afirmam a importância do Projeto Político Pedagógico, onde tiveram a oportunidade de opinar e sugerir melhoria no trabalho pedagógico e a relação entre a comunidade escolar e local, por ser um fator determinante para eficiência do ensino, colaborar com as ações de sucesso da aprendizagem. Isto nos remete a seguinte reflexão: o professor precisa demonstrar interesse e disponibilidade em contribuir com ações que propicie o sucesso da aprendizagem dos alunos. O projeto é um instrumento para ser pensado e praticado por todos. Realizou-se encontros com todos os funcionários da escola e estudo sobre Projeto Político Pedagógico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com