TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento sustentavel

Por:   •  18/7/2015  •  Artigo  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (NI011)

  • Para fazer
  • Para refazer
  • Enviados

TAREFA REALIZADA PELO ALUNO

TÍTULO DO TRABALHO:

Conferência de Estocolmo

DISCIPLINA:

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

POLO:

DIVINÓPOLIS

ALUNO:

VANIA DE OLIVEIRA RABELO ELOI

MATRICULA:

109105256

TEMA:

DESENVOLVILMENTO SUSTENTAVEL

TÍTULO:

SER HUMANO E O MEIO AMBIENTE

OBJETIVO:

O objetivo é reconhecer que os recursos naturais são finitos. Usar os bens naturais, com critério e planejamento. A partir daí, traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
Confunde-se muito desenvolvimento com crescimento econômico. São coisas distintas:
- desenvolvimento que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais, que as atividades econômicas são incentivadas em detrimento ao esgotamento dos recursos naturais do país, é involução. É insustentável e está fadado ao insucesso.
- Desenvolvimento sustentável está relacionado à qualidade, ao invés da quantidade, com a redução de matéria-prima e produtos. Implica em mudanças nos padrões de consumo e do nível de conscientização

JUSTIFICATIVA:

A importância do desenvolvimento sustentável parte da capacidade de suprir as necessidades dos seres humanos da atualidade, sem comprometer a capacidade do planeta para atender as futuras gerações não esgota os recursos, tornando-os perenemente disponíveis, se possível.

INTRODUÇÃO:

O conceito de desenvolvimento sustentável, apoiado numa visão ética indiscutível, comprometida em preservar a natureza para as gerações futuras, tornou-se consensual em quase todo o mundo. No entanto, a sua viabilidade prática ainda precisa ser avaliada, pois é difícil definir até que ponto a exploração econômica é compatível com a manutenção de um ambiente saudável

DESENVOLVIMENTO:

• Elaborar planos de trabalhos para continuar fomentando a sensibilização e a participação dos cidadãos: mensagens, mídia, materiais.
• Lançar uma campanha de sensibilização dos cidadãos e para facilitar a informação periódica à mídia a respeito das questões relativas à Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
• Iniciar o desenvolvimento de hipótese esboçando algumas sobre o que seria a EDS de alta qualidade, por exemplo, em diferentes tipos de escolas, em círculos de educação de adultos, no âmbito dos programas de desenvolvimento, em contextos geográficos e socioculturais diferentes e na estrutura de diversas áreas de ensino. Tais roteiros serão um recurso para discussão local sobre como qual a melhor forma de colocar em prática a EDS.
• Examinar e adaptar uma formação inicial para docente, facilitadores e professores para a inclusão das abordagens da EDS.
• Examinar e adaptar currículos escolares e extracurriculares para a inclusão das abordagens da EDS.
• Proporcionar um marco para grupos locais não-formais para que se possa combinar aprendizagem e sua aplicação prática no desenvolvimento sustentável.
• Iniciar planejamento nas cidades, municípios, distritos tendo em conta a possibilidade de realizar projetos concretos, que facilitem a aprendizagem dos cidadãos para que adotem estilos de vida
mais sustentáveis. Estes projetos teriam, portanto, duração limitada e metas específicas: número de indivíduos participantes, empresas, residências e possíveis datas. Por exemplo, entre esses projetos poderiam ser realizados: o Operações de limpeza, criação de espaços verdes, melhoria e preservação do meio ambiente para animais selvagens, preservação das ruas de cidades antigas, proteção do patrimônio cultural etc., realizados por grupos de cidadãos ou de empresas nas suas próprias localidades:
- o Promoção de energia limpa, reutilização e reciclagem de produtos, proteção da biodiversidade, promoção da educação ambiental etc., realizados por grupos de cidadãos, levando-se
em consideração a importância e o impacto de suas atividades em áreas geográficas mais extensas e, eventualmente, no meio ambiente planetário.

- o Atividades de manejo ambiental como a redução de resíduos nocivos ao meio ambiente derivados de atividades particulares, domésticas e empresariais e produzidos pelos próprios indivíduos responsáveis por essas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com