TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade: Um dos principais motivos do preconceito

Por:   •  11/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Educação e Diversidade

[pic 2]

Nome:                         RA: 

Serie: 

Curso: 

Professor: 

Sumário

Introdução............................................................................................... 02

Multiculturalismo no Brasil....................................................................... 03

Poema- Excertos de poemas de António Aleixo........................................ 05

Desigualdade: Um dos principais motivos do preconceito......................... 06

Conclusão................................................................................................. 08

INTRODUÇÃO

O Brasil é um dos países em que se há os mais diferentes tipos de cultura, pois a entrada de estrangeiros aqui é facilitado, então pessoas de todos os países vem para o Brasil em busca de uma vida melhor, e trazem com si suas diferentes culturas. Umas conhecidas, outras nunca vistas, umas aparentemente normais, e outras bem estranhas. O fato é que a adaptação dessas culturas vem se encaichando e se misturando, fazendo do Brasil um país de grande pluralidade Cultural.

 

Multiculturalismo no Brasil

Como não falar da multicultura se vivemos com ela desde sempre. No descobrimento do Brasil Pedro alvares Cabral trouxe com si a sua cultura e os escravos, e aqui encontraram os índios tornando assim uma pluralidade cultural.

[pic 3]

Quando falamos de pluralidade cultural não podemos relatar apenas do respeito com os costumes considerados diferentes por outras culturas, mas pelas diferentes etnias, desigualdades socioeconômicas, desigualdades social discriminatórias, presente em todo o território nacional.

No Brasil a situação é ainda mais diferente por conta do racismo, preconceito contra as mulheres no mercado de trabalho, contra os índios, os homossexuais, afrodescendente, entre outros, que convive com a sociedade preconceituosa.

O Brasil tem uma historia de crescimento e desenvolvimento avassalador, e junto com esse crescimento a cultura do país também veio se desenvolvendo e se expandido, cada uma da sua forma, e em vários lugares diferentes.

Cada estado tem a sua cultura, muitos delas parecidas, tem estado que tem mais de uma cultura, tem países que começou ate adotar algumas culturas brasileiras como, por exemplo, a Argentina que levou o carnaval, outros paises que como os brasileiros tem o futebol como cultura.

A cada momento devemos trabalhar com a pluralidade cultural, o respeito sempre    deve estar em primeiro lugar se quisermos ser respeitados, devemos ser muito tolerantes no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania e urbanidade em nosso país.

Durante séculos de colonização o território Brasileiro foi palco de uma fusão primordial entre as culturas dos indígenas, dos europeus, especialmente dos portugueses, e dos escravos trazidos da África subsaariana.

[pic 4]

Tudo que se vê hoje culturalmente no nosso país é resultado das crenças de todos os povos que direta ou indiretamente, transmitiram suas características culturais e formaram o que hoje é o Brasil: um conglomerado de povos de culturas, crenças, raças e movimentos. Por mais que esses povos tenham sido marcados no passado pelas contradições do conflito e da convivência, atualmente o Brasil constituiu uma nação de traços singulares, de convivência pacifica e baseada no respeito e na coletividade.

Poema

[pic 5]

“Enquanto o homem pensar

Que vale mais que outro homem,

São como os cães a ladrar,

não deixam comer, nem comem.”

“Embora os meus sejam”

Os mais pequenos do mundo,

O que importa é que eles sejam

“O que os Homens são no fundo.”

“Eu não sei porque razão

Certos homens, a meu ver,

Quanto mais pequenos são

Maiores querem parecer.”

Excertos de poemas de António Aleixo.

http://multiculturalismo9a.blogspot.com.br/p/blog-page.html

Desigualdade: Um dos principais motivos do preconceito

Indelizmente, umas das coisas que mais afetam os paízes em relação ao preconceito, é a desigualdade social. Uns, por terem mais que os outros, se acham superior a eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (246.9 Kb)   docx (583 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com